Pplware

Google volta a ser investigada! União Europeia quer saber mais sobre recolha de dados

O domínio que a Google do mercado coloca-a numa posição única. Consegue chamar a si a maioria dos utilizadores da Internet e assim ter acesso a toda a sua informação. Nem sempre as suas práticas são as mais corretas e isso chama à atenção dos reguladores.

Uma das entidades mais ativas neste campo é a União Europeia, que monitoriza atentamente estas práticas. É precisamente esta entidade que estará novamente a investigar a Google. Desta vez querem mais informações sobre a forma como a gigante das pesquisas faz a recolha de dados dos utilizadores.


Uma nova investigação da União europeia

Ainda não existe uma acusação formal e nem qualquer caso aberto, mas a União Europeia está a avaliar as práticas da Google. Nesse sentido, este será apenas mais um caso que esta entidade inicia e que ainda só se resume a uma investigação preliminar.

A União Europeia deverá focar-se desta vez na forma como a Google recolhe dos dados dos utilizadores e na forma como depois os usa. Esta é uma vantagem única da empresa face às suas concorrentes e resulta da sua posição dominante.

Em causa estarão os dados associados aos serviços de pesquisa local, publicidade online e serviços de publicidade dirigida. Também os serviços de autenticação, os browsers e outros vão ser avaliados. Em suma, todos os principais serviços da empresa vão ser avaliados.

Investigada a forma como Google faz recolha de dados

Como sempre, a Google reagiu a estas prováveis acusações. A gigante das pesquisas revelou que usa os estes dados para melhorar os seus serviços. Indicou também que os utilizadores podem gerir os seus dados. Além disso, estes podem ser alterados, apagados ou transferidos a qualquer altura.

A União Europeia tem sido muito crítica das posições e práticas da Google. A entidade reguladora do espaço europeu já aplicou à Google multas de mais de 8 mil milhões de euros nos últimos 2 anos. Tem ainda obrigado a empresa americana a mudar as suas práticas.

É ainda muito cedo para qualquer conclusão, mas provavelmente a Google estará a braços com mais uma investigação formal. A União Europeia irá, provavelmente, encontrar matéria para mais uma investigação. O resultado desta ditará a pena e as medidas a serem aplicadas.

Exit mobile version