Serão 600 milhões de euros que a Google irá investir num novo Data Center que será instalado na cidade de Eemshaven, na Holanda, com o objectivo de responder à crescente procura pela Internet e pelos serviços Google, nomeadamente pelo Gmail e YouTube.
A Google, através deste investimento, além do reforço óbvio aos serviços da empresa, revela mais uma vez preocupações tanto a nível laboral como ambiental para a construção do novo Data Center.
O primeiro Data Center da Google surgiu na Europa em 2007, e neste momento são já três os instalados no território, nomeadamente em Dublin, na Irlanda, em Hamina, na Finlândia, e em St. Ghislain, na Bélgica. Ao todo, a empresa conta com 10 centros de processamento de dados pela América, Europa e Ásia.
Uma das preocupações da Google para este investimento prendeu-se com a escolha de um local onde fosse possível conjugar vários factores como a terra, a força de trabalho, a networking, os serviços públicos e ainda as energias renováveis.
O projecto promete emprego a 1000 trabalhadores europeus para a fase de construção que deverá ter início no primeiro trimestre de 2016 e deverá estar concluído no final de 2017.
O novo Data Center holandês irá beneficial de modelos de eficiência energética avançada consumindo 50% menos de energia que um Data Center típico através da potencialidade das energias renováveis.
Desta forma, a Google estará a reforçar os seus serviços face ao crescimento e ao desenvolvimento da Internet e dos serviços da empresa.
Fonte: Google | Europe Blog