A chegada do Google Photos veio abrir uma porta na Google e nos seus serviços para que os utilizadores possam armazenar as suas fotografias num único local, preparado para esse efeito.
Mas como é normal no universo Google, a chegada de um novo produto leva a que outro tenha de desaparecer. E é isso que vai acontecer no primeiro dia de Agosto, com o fim do Google+ Photos.
O Google Photos chegou na última conferência I/O, da Google, e promete ser o local onde os utilizadores vão querer guardar todas as suas fotografias, com espaço ilimitado e com um conjunto de ferramentas e de filtros automáticos.
Esta mudança, que é feita de forma transparente para os utilizadores, irá libertar o Google Plus da tarefa de ter presente dentro de si todas essas imagens e fotografias.
Ao deixar de ter essa função, algo que se esperava e até adivinhava, a Google resolveu terminá-lo. E como data apontada para o seu fim a Google decidiu o dia 01 de Agosto.
Até essa data os utilizadores vão poder transitar para o novo serviço, de forma automática e transparente, bastando para isso que instalem a aplicação do Google Photos num dos seis dispositivos.
Caso optem por não fazer essa mudança, os utilizadores poderão sempre retirar as suas fotografias dos serviços da Google, usando a já conhecida ferramenta Google Takeout.
Mas mesmo após o primeiro dia de Agosto todas as imagens e vídeos dos utilizadores vão continuar acessíveis, podendo o utilizador fazer a sua exportação ou a passagem para o Google Photos mais tarde.
Mais uma vez a Google faz uma limpeza nos seus serviços, eliminando os que estão duplicados ou replicados noutro.
A mudança do Google+ Photos para o Google Photos vai trazer melhorias para os utilizadores, garantindo uma interface mais intuitiva e também novas ferramentas, mais ajustadas ao que estes pretendem.
Depois de alguns problemas iniciais, o Google Photos tem agora o caminho aberto, como único e exclusivo local para armazenar as fotografias dos utilizadores.