Pplware

Mais um serviço Google prestes a deixar de funcionar

A aplicação de planeamento de viagens e itinerários da gigante norte-americana, a Google Trips está prestes a juntar-se à Inbox no rol das apps descontinuadas. A app, atualmente disponível na Google Play Store para tablets e smartphones Android e na App Store para iOS, será descontinuada a 5 de agosto.

Com efeito imediato a partir desse dia, a aplicação deixará de funcionar.


Os primeiros indícios de que a app estava prestes a ser descontinuada foram descobertos nas linhas de código no seu interior. Entretanto, a própria tecnológica deu a saber, na sua página de suporte, que as funcionalidades do Google Trips serão integradas em vários outros serviços Google, nomeadamente o Maps.

O Google Trips chega ao fim no dia 5 de agosto

O serviço, disponível através da Web, bem como através da app para smartphones Android e iOS, encerrará assim as suas funções. Na prática, temos aqui um gestor de viagens e itinerários que nos permitem agendar vários compromissos, pontos de paragem, alojamentos e outros detalhes para as nossas férias, por exemplo.

No entanto, era uma das apps e serviços menos conhecidos, não conseguindo destacar-se num espaço dominado por apps similares. Ainda que conseguisse sincronizar várias informações, sobretudo a partir do Gmail e combinar vários detalhes para dar ao utilizador uma visão geral das viagens, não ganhou tração.

 

As suas capacidades e funcionamento não são alvo de discussão, apenas a sua popularidade. Permitia ainda um grande nível de detalhe no planeamento das viagens, desde o alojamento até à restauração. O único senão foi a vontade da empresa em reduzir o número de apps e serviços similares, concentrando as suas funções no Maps.

Gratuita na Google Play Store e App Store

Em boa verdade, a app ainda está disponível nos meios supracitados. Afirma-se como uma aplicação que organiza automaticamente as viagens, sugere atividades nas proximidades, planos para o dia, além de reservas agrupadas. Ao mesmo tempo, fornece ainda o acesso offline para ter sempre acesso às informações.

https://twitter.com/dulcetti/status/1141339160680325121

Acima podemos ver um exemplo do aviso lançado pela tecnológica. Visível para todo e qualquer utilizador, seja em smartphones Android ou iOS. Trata-se de uma data definitiva para o encerramento dos seus serviços. Para todos os utilizadores é feita a promessa que as suas funções migrarão para outras apps da empresa.

Em síntese, grande parte das suas funções serão agora integradas no Maps. A empresa reconhece a sua popularidade e presença em virtualmente qualquer smartphone Android, bem como no iOS. Desse modo, perderemos uma aplicação dedicada, mas deveremos receber mais funções na aplicação generalista.

Para substituir a Google Trips existem algumas alternativas similares. Veja-se, por exemplo, a Culture Trip, Lonely Planet Guides, bem como a TripIt. Todas estas alternativas contam com apps na Google Play Store e App Store.

Numa última nota, a versão web do serviço poderá manter-se durante mais algum tempo.

 

Exit mobile version