Pplware

Google trará para os Chromebooks aplicações do Windows

Depois da notícia divulgada ontem que dava conta de que a Microsoft estaria a considerar a possibilidade de correr aplicações Android nos dispositivos Windows e Windows Phone, a Google vem agora afirmar através de um comunicado oficial que estará a preparar-se, em conjunto com a VMWare, para introduzir aplicações Windows nos seus Chromebooks.

O anúncio foi feito durante o dia de ontem, 12 de Fevereiro, no blog oficial da empresa pelo director de gestão de produtos Chrome, Rajen Sheth, referindo que a VMware irá trazer para os Chromebooks aplicações do Windows.

Apesar da Google ter lançado os seus computadores com sistema operativo próprio com o objectivo claro de romper com o monopólio da Microsoft, a verdade é que ainda existe muita gente com necessidade de um ambiente de trabalho e de algumas aplicações “tradicionais”.

Será então com esta parceria entre a Google e a VMware que se introduzirá nos Chromebooks alguma da aparência e funcionalidade tradicionais do Windows, sem comprometer a flexibilidade e segurança das aplicações Google na Cloud. As novas aplicações vão correr no Chrome OS de forma similar às já existentes.

Muitas empresas irão preferir que as aplicações nativas corram no sistema operativo para o qual foram produzidas, principalmente pelo desempenho e segurança. No entanto, não sendo esta uma solução perfeita para os Chromebooks, a notícia surge no momento perfeito. Perfeito porque será já em Abril que a Microsoft deixará de fornecer suporte ao Windows XP, em funcionamento ainda em muitas empresas espalhadas um pouco por todo o mundo.

Ao introduzir estas alterações a Google pretende captar aquelas empresas que se preparam para migrar para as máquinas virtuais e outros servidos na Cloud.

Exit mobile version