O Fuchsia (sistema operativo) está a ser desenvolvido pela Google pelo menos desde 2016. O seu propósito ainda não foi completamente clarificado, apesar de se suspeitar que este possa vir a substituir completamente o Android.
Também já ficamos a saber que este novo sistema operativo poderá executar aplicações (apps) do sistema Android. Facilitando assim uma eventual migração para toda uma nova plataforma da Google.
Agora, vemos a empresa de Mountain View a contratar um dos engenheiros mais antigos da Apple. Chama-se Bill Stevenson e começou a trabalhar na Apple em 2004 onde colaborou no desenvolvimento do OS X.
Este engenheiro foi então subindo dentro da Apple, adquirindo novas responsabilidades com o passar do tempo. Por fim, estava a trabalhar não só no AirPlay bem como no Find my Mac e até mesmo na iCloud e AirDrop.
O veterano da Apple ajudará a Google a colocar o Fuschia no mercado
O intuito desta contratação será a preparação e colocação do sistema operativo Fuchsia no mercado. Algo que também acaba por sugerir o seu avançado estado de desenvolvimento.
Já de acordo com as informações veiculadas pela Bloomberg, divulgadas em julho passado, o ex-engenheiro da Apple juntar-se-á a uma equipa composta por 100 pessoas. Todos eles trabalharão em conjunto para desenvolver o novo sistema operativo. Por sua vez, Stevenson deverá ficar encarregue da chegada deste sistema operativo, aqui de acordo com as declarações do próprio.
Acredita-se que o Fuchsia vá conviver com o sistema operativo Android durante os primeiros anos da sua existência. Contudo, e assim que estiver maduro o suficiente, deverá começar a substituir o sistema operativo do robô verde.
O Fuschia será um sistema operativo completamente desenvolvido pela norte-americana Google. Espera-se que possa vir a unificar não só os seus smartphones bem como os computadores e não só.
Em 2019 teremos mais novidades sobre o sistema operativo Fuchsia
Esta contratação não é inédita e acontece frequentemente de ambos os lados. Os engenheiros de software são procurados por ambas as gigantes. Agora foi a Google a “roubar” um à Apple, mas o inverso também já aconteceu.
Por fim, esperamos ver um novo ponto de situação relativamente ao Fuchsia durante 2019. Aliás, podemos já começar a concentrar as nossas expectativas no próximo evento Google I/O 2019, em maio.