Pplware

Google reinventa os reCAPTCHA com um novo sistema invisível

Quem costuma navegar na Internet já se cruzou, de certo, com o sistema reCAPTCHA. Embora possa ter alguma utilidade, este sistema pode, por vezes, ser um verdadeiro enigma quando temos de desvendar quais as letras que nos são apresentadas.

A Google está a preparar-se para, finalmente, simplificar este processo, tendo para isso apresentado os novos reCAPTCHA invisíveis.

Os reCAPTCHA foram desenhados para distinguir os humanos dos sistemas automáticos computorizados, vulgarmente chamados de bots. Este sistema surge várias vezes representado através de textos, imagens ou caixas de seleção. Embora seja um modo de aumentar a segurança das páginas web, por vezes é realmente complicado desvendar o código que nos é pedido, obrigando a repeti-lo várias vezes com diversas combinações até acertar.

Este problema pode ter finalmente um fim, depois da Google ter apresentado a sua solução para este tipo de sistemas, os reCAPTCHA invisíveis, que permitirá simplificar o processo de identificação do tipo de acesso.

Este novo sistema é invisível para os utilizadores, tendo um funcionar totalmente oculto. Através do uso de uma inteligência artificial, este novo sistema é capaz de distinguir um humano de um bot através da análise dos movimentos do rato, do endereço IP e de outros factores.

Assista ainda a este vídeo da Google Webmasters.

Como resultado deste processo, caso a inteligência artificial identifique o utilizador como humano, não irá ser apresentado nenhuma medida de confirmação. No entanto, caso não seja possível identificar o tipo de utilizador, o sistema irá lançar um reCAPTCHA tradicional para que seja possível fazer prova da humanidade do utilizador.

Com este novo sistema, a Google vem oferecer uma navegação mais rápida e fluída, sem que o utilizador seja incomodado com um pedido de confirmação da sua humanidade.

Via: Google

Exit mobile version