Os Nexus são o expoente máximo do universo Google. Desenvolvidos pelos parceiros escolhidos pela Google, a marca dá-lhes uma quase total liberdade, tendo apenas de respeitar as especificações declaradas.
Mas a Google pode estar prestes a alterar este modelo de criação de smartphones, puxando para si todo o desenvolvimento e a criação das próximas máquinas da linha Nexus.
Os mais recentes modelos da linha Nexus, o 5X da LG e o 6P da Huawei mostraram que esta é ainda uma ideia de sucesso e que a Google tem acertado nas escolhas de parceiros para os criar.
Mas o interesse da marca está agora focado noutra área e por isso a ideia da Google é alterar de forma profunda a forma como os Nexus são criados. A ideia é ter um controlo total desde o momento da sua concepção até à sua produção. Esta informação veio de dentro da própria Google e está a ser avançada pelo site The Information.
Toda a idealização, desenhos e definições vão passar a ser feitos directamente pela Google que apenas delegará nos parceiros o processo de construção, onde estes não vão poder colocar qualquer referência à sua marca, com actualmente fazem. Esta pode ser uma posição complicada para o mais recente parceiro da Google, a LG, que estaria já em conversações com a Google para criar o novo Nexus.
Este não é um campo novo para a Google, tendo já alguma experiência na área de desenho e concepção de equipamentos. Ao contrário dos Nexus, os Pixel foram criados dentro de portas e exclusivamente pela Google, com o resultado que todos conhecem.
Com esta mudança a Google recuperaria o controlo total dos seus Nexus seguindo o que muitas outras marcas de sucesso já o fazem. Pode também ser a forma mais directa da Google criar equipamentos que se integrem de forma perfeita com os seus serviços e com o próprio Android.