A Google sempre procurou integrar no seu serviço de pesquisas o maior número de informação possível, para evitar que os utilizadores naveguem para fora dos seus serviços.
A sua mais recente pretensão é dar apoio médico aos utilizadores e para isso vai começar a apresentar nos resultados das pesquisas, cartões associados a alguma sintomatologia das doenças mais conhecidas.
Segundo a Google, cerca de 1% das pesquisas que recebe são relacionadas com a descrição de sintomas de doenças ou de mal estar e por isso a empresa entendeu que deveria começar a apresentar aos utilizadores alguma informação adicional em vez dos simples resultados.
Para apresentar essa informação e eliminar muita da informação contraditória e até contra producente, a Google vai começar agora a incluir nos resultados das pesquisas cartões com informações adicionais, as principais causas, propostas de auto-tratamento e até se deve procurar ajuda imediata ou não.
As fontes de informação da Google
A informação que será apresentada resulta da comparação dos termos de pesquisa, com toda a informação que a empresa tem já presente no seu Knowledge Graph e outra informação que tem adquirida sobre sintomatologia, que foi revista por especialistas da Harvard Medical e da Mayo Clinic.
Toda a informação prestada aos utilizadores será detalhada e de simples compreensão, sendo apenas de referência e uma ajuda para realizar um diagnóstico mais preciso do que pode estar a afectar os utilizadores. Esta não se pretende substituir a qualquer apoio médico.
A disponibilidade do novo “Dr Google”
Para já esta informação será apenas apresentada aos utilizadores das plataformas móveis, como o Android e o iOS, mas a ideia da Google é alargá-la a outras plataformas e às pesquisas realizadas no próprio browser. Há ainda, e para já, também a limitação ao território norte americano, mas a vontade da Google é também alargar esta novidade a todos os idiomas e a todas as regiões.