Tal como outras gigantes da tecnologia, também a Google tem sido afetada por problemas de privacidade. Os utilizadores querem controlar os dados que estão guardados nestes serviços e impedir que sejam usados de forma errada.
A Google tem tentado dar as ferramentas certas para este controlo e agora traz mais uma. Muito em breve, o histórico personalizado dos utilizadores poderá ser apagado de forma automática.
A privacidade tem sido um dos temas recorrentes nos últimos tempos. Têm sido demasiadas as situações em que este componente essencial tem sido quebrado ou desvalorizado pelos serviços da Internet. Os utilizadores clamam por isso por maior controlo e por mais segurança.
Para trazer de volta o controlo aos utilizadores, a Google tem estado a melhorar as suas ferramentas. Para além de mais opções, temos agora melhores e mais úteis opções. A mais recente está para chegar e vai permitir apagar o histórico de forma automática.
Esta novidade permitirá que os utilizadores possam definir períodos máximos de retenção de dados. Ao fim do tempo estabelecido pelo utilizador, esta informação personalizada será totalmente removida, sem qualquer intervenção dos utilizadores.
A Google vai permitir que sejam definidas janelas de tempo, que por agora ficam limitados a 3 e a 18 meses. Quando essa data chegar todos os dados presentes vão ser eliminados. Ao ser atingido o mesmo período, o mesmo processo irá acontecer naturalmente.
Por agora esta limpeza automática estará apenas presente no Histórico de Localização e na Atividade Web e de Aplicações. A sua chegada deverá acontecer nas próximas semanas. A Google espera que mais tarde seja alargada a outros dos seus serviços.
Este é mais um passo importante que a Google dá para conseguir garantir a privacidade dos seus utilizadores. Este controlo está agora mais aberto e passa a poder ser automatizado e sem qualquer controlo necessário.