Apresentado a 25 de março de 2019, o serviço Apple Arcade proporciona uma seleção de jogos para o ecossistema da tecnológica de Cupertino, mediante uma prestação mensal. Agora, a Google está a testar essa mesma premissa com um novo projeto apelidado de Play Pass, também ele voltado para os jogos.
“All play, sem interrupções“. O Play Pass dará acesso às apps premium, sem publicidade ou compras.
Ainda em fase de testes, o Google Play Pass apresenta uma premissa similar à do Apple Arcade. Isto é, em ambos os casos teríamos acesso a vários jogos, sem publicidades nem compras dentro dessas apps. Tudo isto mediante o pagamento de uma prestação mensal, sendo assim serviços de subscrição.
Adepto de jogos? Conheça o Google Play Pass!
Os contornos do serviço já são conhecidos. Com a promessa de “centenas de jogos e apps premium“, teríamos apenas que pagar a mensalidade. Esta mesma ideia já tinha sido avançada em 2018, na altura pelo portal XDA Developers. No entanto, foi agora graças à Android Police que vemos a confirmação do Google Play Pass.
Saltando assim dos rumores para um projeto já parcialmente construído e atualmente a ser testado junto de alguns utilizadores. Já de acordo com esta fonte, o serviço da Google terá um custo de 4,99 dólares mensais, ainda sem qualquer informação relativamente a uma possível disponibilidade na Europa.
Acima podemos ver uma compilação de capturas de ecrã. Desde a apresentação da resposta ao Apple Arcade, bem como as suas principais premissas. Sem compras, sem publicidade, e sem necessidade de comprar add-ons dentro das aplicações como, por exemplo, ter que pagar para desbloquear alguns níveis em jogos.
A resposta direta ao Apple Arcade
Ainda de acordo com as várias imagens fornecidas, o serviço parece estar pronto. Com vários menus e janelas a guiarem-nos pelos seus detalhes e planos, pouco resta para descobrir. Assim sendo, acreditamos que o mesmo esteja nas suas fases finais de teste, com uma eventual apresentação e disponibilização já no horizonte.
Já para o consumidor / utilizador, o Google Play Pass dar-lhe-ia acesso a vários jogos e apps premium. Assim, em vez de ter que comprar isoladamente os títulos da sua preferência, mediante a prestação mensal poderá usufruir de uma grande seleção. Esta, por sua vez, será gradualmente ampliada pela Google.
Jogos como o Marvel Pinball, Risk, bem como o Stardew Valley podem ser vistos nesta seleção. Mais ainda, um dos leitores da fonte supracitada confirmou à mesma que já estava a testar o serviço. Portanto, podemos concluir que o mesmo já está funcional, carecendo somente de uma disponibilização global.
Pagaria cerca de 5 euros por mês para ter acesso a apps e jogos premium?
Com o rival, Apple Arcade, a chegar no outono, não seria de todo descabido cogitar um lançamento do Google Play Pass por volta da mesma altura. Aliás, com a apresentação da geração de smartphones Pixel 4 prevista para outubro próximo, podemos ter aí a nossa data final. Ainda assim, a Google pode ter outros planos.
Já numa última nota, o lançamento de mais um serviço de subscrição é uma ideia revestida de mérito. Sobretudo numa altura em que estes são mais populares do que nunca. Se já nos habituamos a pagar pela TV, internet, música (Spotify / Apple Music), bem como pelas séries (Netflix), porque não pelas apps?
Por fim, a Google está também a ultimar os preparativos para a disponibilização do seu Google Stadia. Este serviço é voltado para os jogadores multiplataforma, mas com a tónica a recair nos hardcore gamers. Já, por sua vez, um serviço como o Google Play Pass parece estar orientado para um público mais geral.
Leia mais…