Não tem sido simples o julgamento que decorre nos EUA contra a Google. A gigante das pesquisas está a ver as suas práticas avaliadas, numa perspetiva de domínio do mercado. Uma nova informação revelada neste julgamento mostra que a Google pagou 26 mil milhões em 2021 para ser o motor de pesquisa padrão em vários sistemas e dispositivos.
As práticas da Google estão a ser avaliadas
Há muitos anos que a Google é o mecanismo de pesquisa mais usado na Internet. Mais que o seu site, onde todos acedem para procurar o que querem, a gigante de Mountain View tem presença em muitos outros locais que muitas vezes usamos sem darmos por isso.
Ainda que muitos considerem esta prática como uma forma de monopolizar o mercado e eclipsar a concorrência, a verdade é que tem sido útil esta união. Claro que para isso tem de pagar e acaba por se tornar uma fonte de receita muito grande para outras empresas do ramo.
Pagou 26 mil milhões em 2021
O que Prabhakar Raghavan, vice-presidente sénior e chefe de pesquisa da Google, revelou mostra como é importante a sua presença. Numa declaração em tribunal, informou que a gigante das pesquisas pagou 26 mil milhões de dólares em 2021 para ser o motor de pesquisa padrão.
Disse ainda que a publicidade nas pesquisas na Google gerou 146,4 mil milhões em receitas em 2021. Isso coloca em perspetiva os 26 mil milhões que pagou para ter a exclusividade nestes cenários. Este executivo esclareceu que a exclusividade é a parte mais cara do que se paga.
Tudo para afastar a concorrência nas pesquisas
Outra informação revelada em tribunal mostrou que, em 2014, a Google gerou 47 mil milhões em receitas com a pesquisas, tendo pago 7,1 mil milhões pelo estatuto de exclusividade. Prabhakar Raghavan testemunhou que os pagamentos da Google quase quadruplicaram de 2014 a 2021, enquanto a sua receita de publicidade em buscas triplicou.
Embora seja um valor muito elevado, este acaba por não ser uma novidade. Já esta semana se soube que a Google terá pago 18 mil milhões à Apple para ter o exclusivo das pesquisas nos seus sistemas e dispositivos. Este valor deverá representar 14% a 16% dos lucros operacionais anuais da Apple.