Com ambos os serviços a pertencerem à norte-americana Google, é natural que a empresa dispa o Waze de novidades e preencha o Google Maps. Ainda assim, continuamos a ter dois serviços GPS muito interessantes e ainda com notórias diferenças.
Era de esperar que a compra do Waze trouxesse ao Google Maps funcionalidades que não tinha e que eram as preferidas dos utilizadores Waze. Aqui estão mais novidades.
Aclamado como um dos melhores serviços de navegação da atualidade, o Google Maps é certamente o mais popular dos dois. Contudo, a forte vertente social da Waze também lhe continua a granjear novos utilizadores e fãs do serviço.
A convergência entre ambos os serviços
Antes de mais nada, a Google não planeia desfazer-se ou absorver completamente a Waze no seu Maps. Contudo, poderemos ver uma crescente uniformidade entre ambas as ofertas.
Nesse sentido relembramos a recente inclusão dos alertas de radares de velocidade no Google Maps. Contudo, em breve poderemos ter outra característica da Waze a migrar para o outro lado – Maps.
Da Waze para o Google Maps?
Agora, de acordo com o que foi veiculado, este serviço poderá passar a alertar o utilizador quando este excede o limite de velocidade recomendada.
Esta função já estaria a ser testada em alguns estados dos Estados Unidos da América. Aliás, também no Rio de Janeiro, Brasil, a função chegou a estar disponível para alguns utilizadores em meados de 2017.
Contudo, a tecnológica norte-americana sentiu que a mesma necessitaria de mais trabalho e desenvolvimento. Facto que obstou à sua disponibilização mais gerenalizada nas Américas e no mundo.
Voltando a 2019, vemos agora este novo indicador. Uma prova de que em breve, também neste serviço de navegação poderemos ter um novo tipo de alertas. Veja-se o ícone com o altifalante, logo acima do ícone do Play Music.
O alerta para limites de velocidade está a ser testado no Maps
Esta mesma função já está disponível na Waze há vários anos, restando agora saber se chegará à versão global do Google Maps. Independentemente do desfecho, é bom vermos uma comuta entre ambas os serviços.
Tudo o que possa melhorar o produto final e dar ao utilizador mais e melhores ferramentas de navegação.