A Google explora ao máximo as potencialidades que o seu sistema operativo oferece. Procura tirar dele o máximo partido e dar aos utilizadores as melhores e mais úteis características.
Sendo uma empresa virada para as pesquisas na web, lançou agora uma forma completamente diferente de aceder aos conteúdos que pesquisamos. Passamos a receber as aplicações dos sites que queremos e podemos usar de forma virtual, sem as instalarmos.
Este novo conceito da Google não é novo e resulta da compra da Agawi, feita pela empresa há alguns meses. Mas a verdade é que a sua implementação no Android abre novas portas e novas potencialidades, até há pouco impossíveis de realizar.
Com a crescente transposição da web para os dispositivos móveis, importa dar aos utilizadores as ferramentas necessárias e foi isso que a Google agora anunciou.
De forma simples e sempre que forem feitas pesquisas, os resultados vão dar primazia a quem tem aplicações móveis disponíveis. Mas a mudança é ainda maior com a Google a conseguir transpor para os dispositivos as aplicações, de forma temporária, dando acesso aos utilizadores às mesmas.
Na prática o que acontece é uma instalação temporária dessas mesmas aplicações, para que o utilizador faça uso delas, sem que tenha de as ter permanentemente no seu Android.
Esta funcionalidade será usada nos casos em que os conteúdos disponíveis nas aplicações sejam mais ricos e mais úteis que as versões web dessas aplicações.
No exemplo apresentado e que pode ser visto na imagem acima, a aplicação HotelTonight é pesquisada e como o conteúdo da aplicação é mais rico e mais completo, a opção da Google é fazer stream da aplicação para o Android e o utilizador faz uso dela de forma temporária, neste caso para marcar um quarto, o que não pode fazer no site.
A qualquer momento o utilizador pode optar por instalar de forma permamente a aplicação, bastando para isso carregar no botão que vai estar presente. Também para melhor identificar estas aplicações estará sempre presente uma indicação visual de que esta é uma aplicação que está a ser streamed.
Ainda demorará algum tempo até que esta funcionalidade seja alargada, mas pode ser já testada em algumas aplicações (HotelTonight, Chimani, Daily Horoscope e New York MTA Subway Map), com as quais a Google está a fazer os primeiros testes públicos.
Para já são apenas os primeiros testes de uma tecnologia que vai com certeza mudar o Android e a forma como as aplicações nele se integram. É também uma forma diferente de dar aos utilizadores os resultados das pesquisas, permitindo o acesso à melhor e mais completa informação e capacidades.