Pplware

Google está a testar uma mudança que pode revolucionar como pesquisamos na Internet

Parte do quotidiano de muitos utilizadores, desde estudantes a profissionais de várias áreas, pesquisar coisas na Internet tornou-se natural. Agora, a Google estará a testar uma mudança importante no seu motor de pesquisa – alimentada, claro, por Inteligência Artificial (IA).


Não sendo o motor de pesquisa de todos os utilizadores, é aquele que muitos não trocam. De facto, a Google conseguiu criar uma legião de adeptos que recorrem a si para saber mais sobre qualquer coisa, da mais simples à mais complexa.

Entretanto, com a ajuda da IA, a empresa estará a trabalhar numa mudança: uma alternativa no seu motor de pesquisa totalmente baseada na tecnologia.

A versão experimental, de nome AI Mode, foi lançada na quarta-feira, 5 de março, e está acessível para utilizadores selecionados, subscritores do Google One AI Premium.

Os utilizadores selecionados podem experimentar esta alternativa de pesquisa, ativando o AI Mode a partir da página de resultados da pesquisa, e selecionando um separador dedicado juntamente com as opções existentes, como Imagens e Mapas.

De acordo com Robby Stein, vice-presidente de produto da Google, o IA Mode foi introduzido, tendo em conta o feedback dos utilizadores. Estes solicitaram respostas geradas por IA para uma gama mais vasta de resultados.

🔀 Conforme partilhado pela imprensa, ao contrário dos resumos, que têm vindo a aparecer gradualmente acima dos resultados de pesquisa tradicionais em mais de 100 países, o AI Mode apresenta resumos mais detalhados, juntamente com links para as fontes citadas.

Além disso, ao invés das familiares hiperligações azuis, os utilizadores têm à sua disposição uma barra de pesquisa concebida para perguntas de seguimento.

Segundo a Google, o AI Mode é alimentado por uma versão personalizada do seu modelo Gemini 2.0, otimizado para processamentos complexos e tratamento avançado de pedidos.

Este teste vai ao encontro do que Ruth Porat sublinhou recentemente. A diretora de investimentos da Alphabet, empresa-mãe da Google, disse que a integração da IA na pesquisa continua a ser a principal prioridade da empresa.

Exit mobile version