Pplware

Google Drive e Google Fotos deixarão de trabalhar em conjunto em julho

A Google deu a conhecer mudanças importantes no seu mecanismo de sincronização entre a app Google Drive e a Google Fotos. Ao que tudo indica, a partir do mês de julho ambas as aplicações deixarão de operar em uníssono, sendo interrompida a sincronia entre ambos os serviços e respetivas apps.

Mas, para o utilizador, afinal o que é que vai mudar? Veja a resposta, em seguida.


Ainda que possa parecer uma justificação ambígua, a tecnológica de Mountain View considerou este elo “confuso”. Desse modo, a ligação entre ambos os serviços será interrompida a partir do próximo mês de julho. Ainda assim, poderá continuar a utilizar ambos, bem como as respetivas apps.

O divórcio da Google Drive e o Google Fotos

Aquilo que realmente será terminado a partir de julho é a sincronização automática entre ambos as plataformas. Com o Google Fotos a ser um serviço de armazenamento na cloud e backup das fotos e vídeos e o Google Drive a ser exatamente o mesmo, mas para todo e qualquer tipo de ficheiros e dados.

Justificando esta decisão, a empresa norte-americana citou os pedidos dos utilizadores. Assim, foi com base no feedback dos mesmos que a decisão foi firmada. Teremos algumas mudanças no funcionamento destas plataformas e respetivas apps para dispositivos móveis, agora mais independentes entre si.

Portanto, já a partir do próximo mês, as novas fotos e os novos vídeos colocados na Google Drive não aparecerão automaticamente na Google Fotos. Cada tipo de conteúdo permanecerá, à partida, exclusivo na plataforma onde foi guardado pelo utilizador. Esta será a principal alteração para quem usa os serviços.

As mudanças mais notórias em ambas as apps

Além disso, as fotos e vídeos que forem apagadas do Drive, não serão removidas do Fotos e vice-versa. Em síntese, teremos mais independência entre cada um destes serviços de armazenamento. Algo que também ajudará os utilizadores a compartimentarem a informação, entre fotografias / vídeos e ficheiros gerais.

No entanto, todas as fotos e vídeos do Drive no Fotos continuarão a estar no mesmo local. Aliás, todos os ficheiros e dados submetidos e partilhados entre ambas as plataformas permanecerão lá. As mudanças, como a tecnológica deu a entender, aplicar-se-ão só para os conteúdos futuramente submetidos.

Entretanto, a empresa já está a avisar os utilizadores de ambos os serviços e respetivas apps mediante um pop-up similar ao apresentado acima. Já, por fim, ficamos a conhecer uma nova função “Upload from Drive” que estará presente no serviço Google Fotos.

Tal como o nome indica, isto permitirá ao utilizador selecionar manualmente as fotos que quer passar do Drive para este último serviço. Assim, mesmo sem estarem ligados automaticamente, poderemos fazer a gestão completa dos nossos conteúdos.

Lembrem-se, porém, que cada ficheiro armazenado nas plataformas ocupará espaço isolado em cada uma das apps ou serviços. Portanto, aconselhamos uma boa gestão na submissão de fotos e vídeos em qualidade máxima para a cloud.

Exit mobile version