A aprovação da nova Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor tem causado muitas dúvidas sobre o que tratará. Os pontos mais conhecidos são o Artigo 11 e o Artigo 13, dos quais se tem falado muito.
Apesar de não estar ainda aprovada e em utilização, parece estar já a causar possíveis estragos na Internet. A gigante das pesquisas estará a ponderar desligar o Google News na Europa se o Artigo 11 for aprovado.
A Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor irá dar aos produtores de conteúdos o direito de exigir dinheiro. Esta verba irá recair sobre a Google e outras plataformas quando fragmentos dos seus artigos surgirem nos resultados da pesquisa.
O Artigo 11 e o Artigo 13 ainda não foram aprovados
Esta nova diretiva deveria ter sido finalizada esta semana, mas devido a mudanças de posição acabou por ser adiada. Isto não significa que foi abandonada, mas mostra que provavelmente terá de ser alterada e ajustada.
A Google quer desligar o Google News na Europa
A gigante das pesquisas tem estado a procurar uma forma de contornar a taxa e evitar que o serviço seja cobrado. O principal palco será o Google News, o serviço de notícias da empresa, onde estes links vão surgir.
Para isso, pondera simplesmente desligar o Google News na Europa, ignorando estas fontes de notícias. Para a empresa não terá impacto financeiro, uma vez que não cobra por este seu serviço.
Será uma medida sem impacto financeiro?
Claro que esta decisão acabaria por gerar menos tráfego para o motor de pesquisa da empresa e até a apresentação de publicidade. Em oposição, o valor a pagar para ter estes links presentes no Google News iria ser muito superior.
É ainda cedo para haver uma decisão final sobre a Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor, mas começa já a ter impacto, pelo menos, nas reações dos possíveis maiores prejudicados.