Pplware

A Google agora autentica automaticamente os utilizadores no Chrome?

Foram muitas as novidades que a versão 69 do Chrome trouxe. A maioria delas são bem visíveis e maioritariamente estéticas, dando ao Chrome uma imagem muito mais moderna.

Há, no entanto, uma que poucos devem ter reparado, mas que começa a causar algum mal estar junto dos utilizadores. Nesta versão a Google está a autenticar automaticamente os utilizadores no Chrome, mesmo que estes não o façam de forma direta.


Provavelmente a maioria dos utilizadores ainda não reparou, mas com a versão 69 do Chrome, e sempre que se autenticam num dos muitos serviços da Google, a autenticação no Chrome é automaticamente feita.

Até agora, nas versões anteriores do Chrome, este era um passo voluntário e que permitia que fosse feita a sincronização de dados entre o browser e os serviços da Google.

A Google está a argumentar que esta mudança serve apenas para garantir que é evitado um problema com utilizadores que utilizavam de forma partilhada um computador e o Chrome instalado.

Em concreto, serve para evitar que seja feita a confusão de fazer logout num serviço e achar que o estaria também a fazer no próprio browser. Assim, no novo cenário, esta situação acontece realmente.

A Google revela ainda que nenhum dos dados que estão a ser gerados são enviados para si, ficando limitados ao próprio browser. Para que tal deve ser ativados os mecanismos de sincronização, algo que é feito à parte e noutra área.

Naturalmente que os utilizadores mais atentos detetaram esta situação e mostraram o seu desagrado pela mesma. A maioria não entende como esta alteração foi feita e não foi comunicada aos utilizadores.

Muitos queixam-se que a Google está a agir de forma errada e que está a tentar que a sincronização seja forçada, procurando que os utilizadores a coloquem ativa.

A verdade é que a Google não publicitou esta mudança e nem a detalhou aos utilizadores, explicando as implicações que a mesma teria. Tudo acabou por ficar de forma não clara e obscura para os utilizadores.

Exit mobile version