Pplware

Google: É mais simples apagar histórico de pesquisa e a privacidade voltou

As questões de privacidade há anos que assolam a Google e outras grandes empresas da Internet. A recolha de dados dos utilizadores é uma constante e isso tem levado a problemas sérios de privacidade e de acesso indevido a dados.

Para resolver parte deste problema a Google tornou agora mais simples a eliminação do histórico de pesquisas, colocando-o mais acessível e mais perto dos utilizadores.


A Google sempre deu aos utilizadores a possibilidade de eliminarem os dados das suas pesquisas, mas até agora estava escondida no meio das muitas opções que existem na zona de gestão de conta.

As novidades da Google para a Pesquisa

A ideia agora é dar acesso direto e assim permitir um maior controlo destes dados, podendo o utilizador eliminar os seus dados. Por agora está limitado à Pesquisa e em breve a Google irá alargar aos seus restantes serviços e produtos.

Há ainda a limitação de apenas poder ser usado no browser, esperando-se para breve a chegada deste mesmo controlo da pesquisa ao Android e ao iOS, para ficarem cobertas todas as áreas onde esta está.

Como aceder ao histórico de pesquisa da Google

Esta novidade, que está disponível para todos, pode ser acedida diretamente no browser, após uma pesquisa. Na opção Definições (ou no menu do canto superior esquerdo) encontram o acesso ao menu.

Neste menu vão ter presente várias opções da pesquisa e agora há também a nova opção Os seus dados na Pesquisa. É aqui que querem aceder para controlar o histórico.

Na nova área vão ter zonas específicas para cada ação, devendo procurar Eliminar a sua atividade da Pesquisa.

As opções presentes permitem que seja eliminado o histórico de forma total ou apenas o histórico das pesquisas feitas na última hora.

Depois da confusão com o G+ e o acesso aos dados, a Google quer agora tornar mais simples a gestão do histórico dos dados recolhidos aos utilizadores. Este primeiro passo vem facilitar esta tarefa de gestão e assim dar o controlo necessário.

Exit mobile version