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Google acusada de copiar as letras de música pela Genius

O website, plataforma de música, letras e curiosidades musicais, Genius, acusa a Google de apropriamento indevido do seu trabalho e material. A acusação afirma ainda que a gigante de Mountain View utilizou esse material para melhorar o seu motor de busca e algoritmos, privando a Genius do seu público.

Por outras palavras, a Google terá roubado os bens e os fregueses ao website dedicado ao mundo da música.


A Genius Media Group Inc. depende do motor de busca da Google para que o cidadão comum vá ter ao seu website. Aí, os internautas podem encontrar as letras das mais variadas músicas, inclusive as de mais difícil tradução ou transcrição. Veja-se, por exemplo, alguns exemplos de música pop e sobretudo hip-hop.

Genius está a cair, mas montou uma”armadilha”

Agora, a Genius afirma que o tráfego no seu website está a abrandar, com menos público de mês para mês. Em boa verdade, ao investigar o desempenho do website em questão numa das várias plataformas online que fornecem esse tipo de dados, podemos constatar uma queda consistente.

Se já alguma vez procurou as letras de alguma música na Internet, então é provável que um dos primeiros resultados no motor de busca da Google o tenham remetido para o Genius. Esta é a especialidade do website em questão, sendo a figura dominante no setor. Contudo, o seu reino está a cair gradualmente.

A empresa sediada em Brooklyn reparou em algo estranho logo em 2016. Então, a letra da música Panda do rapper Desiigner, notoriamente difícil de decifrar, obrigou a Genius a pedir ao seu criador que a transcrevesse, em exclusivo. Dias depois, estava a aparecer tal e qual no Google.

Perante uma usurpação do seu trabalho, a Genius desenvolveu a “armadilha digital”. Fê-lo ao incorporar um sistema similar ao código morse composto por apóstrofos inseridos aparentemente ao acaso e no meio das letras das músicas. No entanto, de acaso não tinha nada, mas de sistema bem trabalhado tinha tudo.

A Google foi apanhada em flagrante com este código Morse

Em boa verdade, ao transpor os apóstrofos, convertendo-os para código Morse, surge um resultado peculiar. Com efeito, temos a frase “Red handed” cuja possível tradução em português é apanhado em flagrante, ou com as mãos na massa numa versão mais vulgar. A Genius afirma ter notificado a Google em 2017.

Vale ainda frisar que esta empresa tem várias parcerias com a indústria musical. Fá-lo com vista à obtenção das letras das mais variadas músicas, sempre com um grande grau de certeza e fiabilidade. Algo que certamente não passou despercebido à Google que quis apresentar logo os resultados no seu motor de busca.

O website dedicado às letras de música tem ainda parcerias com o Spotify, onde apresenta algumas anotações a acompanhar as faixas. É, para todos os efeitos, uma das suas fontes de receitas, ainda que a principal seja um resultado direto do número de visitas. Algo que já vimos estar em queda.

As letras de música apareciam logo no motor de busca

A acusação pela Genius aponta a cópia, ou furto, de mais de 100 letras de música pela Google. Tudo com o intuito de apresentar imediatamente os resultados no seu motor de busca. Ou seja, a tecnológica de Mountain View quer manter em si toda a informação, evitando que o utilizador visite outros websites.

Já em declarações à CNN, o CSO da Genius, Ben Gross afirmou exatamente isso. Ao apresentar as letras de música no topo dos resultados no motor de busca, o utilizador estava satisfeito. Desse modo, dificilmente seria encaminhado, por sua vontade, para outro website que não os resultados da pesquisa Google.

Ao mesmo tempo, a Google está a preparar-se para uma possível investigação e ação antimonopolista pelo governo dos EUA. Algo que pode colocar a tecnológica norte-americana na mira do departamento de justiça desse país. Para já, tal ação está ainda em fase de rascunho.

Em suma, a Google terá aproveitado o material que indexa no seu motor para proveito próprio. Fazendo-o com o intuito de dar respostas rápidas às necessidades do utilizador, sacrifica (ou não precavê os atores que criam esse mesmo material fonte).

É uma tendência que pode assumir diversas tonalidades, mas que dificilmente se inverterá. A conveniência dos pequenos e variados cartões de informação apresentados em vários formatos é inegável. Tal como o apetite da Google por informação.

Como classifica esta ação por parte da Google?

 

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