O Gmail é, sem qualquer dúvida, o mais usado serviço de email da Internet. A Google acertou em cheio quando criou este serviço e, em troca da sua utilização gratuita, têm-no usado para obter informações sobre os utilizadores e assim apresentar publicidade dirigida.
Este cenário vai em breve acabar. A decisão foi da Google, que vai deixar de ler o Gmail para publicidade dirigida.
São mais de 1,2 mil milhões os utilizadores que usam de forma constante o Gmail e que, de forma consciente entregam à Google informação para que esta possa criar publicidade que depois lhes é apresentada. Esta é a contrapartida que está implícita na utilização do Gmail e que tão bem tem sido explorada pela Google.
Mas, tal como fez com a versão para empresas do Gmail, a Google resolveu deixar de ler as mensagens para criar essa publicidade. Esta nova medida será colocada em prática, mas mais perto do final deste ano.
A Google deixará assim de ler as mensagens que os utilizadores enviam e recebem, à procura de palavras-chave e de termos, que depois usa para a apresentação de publicidade dirigida a cada um dos seus utilizadores.
Claro que a Google não deixará de ter informações sobre os utilizadores, passando, no entanto, a recolher essa informação das atuais formas, quer através das pesquisas feitas, dos vídeos que são vistos no YouTube e nos outros serviços todos que tem.
Naturalmente que a Google não é a única empresa a fazer esta pesquisa e leitura. Tanto a Apple como o Facebook ou a Microsoft, por exemplo, já o fazem, com os mesmos objetivos que a Google.
Os utilizadores do Gmail, e dos restantes serviços de Google, podem controlar a criação destes perfis de publicidade dentro da página de configuração da conta Google. Ai podem escolher o que querem ou não ver, ou simplesmente desativar o seu perfil.
Fonte Google