Pplware

Gmail: Como descobrir o ID único de uma mensagem

Cada mensagem que recebemos no Gmail (ou conta Google App) têm um ID único, algo que nunca percebemos onde está, e até se existe, mas a verdade é que recorrendo a uma extensão do Chrome, facilmente conseguimos esse ID.

Claro que a sua utilidade é escassa, há algumas aplicações de tracking que poderão solicitar essa chave e haverá um ou outro truque onde pode ser útil ter esse ID. Vamos ver como o saber.

O Gmail tem algumas funcionalidades que permitem destacar as mensagens importantes. Podemos recorrer às etiquetas, pastas e até às estrelas que destacam certas mensagens no meio de muitas. Há, contudo, uma forma super robusta no Gmail para rapidamente descobrir uma mensagem (e as suas respostas) recorrendo ao seu ID único.

Cada mensagem que enviamos ou recebemos no Gmail tem um ID diferente e é isto que o serviço de e-mail da Google usa para diferenciar cada mensagem. Na frente vemos quem enviou a mensagem, o assunto e o conteúdo do e-mail. Por trás, este código permite registar tudo o que gravita no e-mail e que permite a serviços de terceiros “seguir” um e-mail enviado para fora do Gmail.

 

Gmail message ID finder

Esta extensão que podemos instalar no Google Chrome ajuda-nos a conseguir este ID do e-mail. Para isso basta instalar a extensão e abrir o Gmail.

Abra a mensagem que quer marcar fora do Gmail. Agora, no ícone à direita da mensagem, o mesmo que usa para responder ou encaminhar um e-mail, clique para abrir essa cortina de opções. No fundo terá agora uma opção que diz “Copy message ID”, onde deve clicar.

Como reparou no vídeo em cima, o ID da mensagem tem um aspecto tipo este, depois de copiado para a área de transferências:

 

Mas para que serve este código?

De facto o importante é ele ser útil. São vários os tipos de funcionalidades que lhe podemos dar, tal como vimos no vídeo. Este código poderá ser associado a um valor ou a uma qualquer decisão que, depois será vinculativa a uma mensagem única, rápida de descobrir e sempre com toda a informação anexa.

Se tentar copiar este ID e colar na pesquisa do seu Gmail, verá que surgirá unicamente uma mensagem no resultado da pesquisa.

Um ID é exclusivo para uma mensagem e para a conta do Gmail relacionada. Isso significa que um ID que é útil para si será inútil para qualquer outra pessoa. Fica a dica.

Exit mobile version