Pplware

#GDC19: Google apresenta-nos o novo serviço de streaming de jogos, Stadia

Fiel às nossas expectativas, a norte-americana Google quer mudar a forma como jogamos, e quer revolucionar a indústria dos jogos. Nesse sentido, a tecnológica apresentou a plataforma Stadia que tira proveito de todo o poderoso hardware da empresa, especialmente dos seus diversos data centers espalhados por todo o mundo.

Vamos então conhecer melhor a plataforma de streaming de jogos, a Stadia, em direto na GDC19.


Foi durante a sua keynote, a sua apresentação na conferência GDC19 que Sundar Pichai, o CEO da Google subiu ao palco. Aí, o executivo confessou não ser um grande gamer, ainda que o seu gosto pelo FIFA e o Dino Chrome, no browser. A tónica foi logo definida. Um nova forma de jogar a partir do computador, para todos!

Chegou o Stadia, o novo serviço da Google

A partir de qualquer ecrã, a qualquer momento. Um só sítio, uma só plataforma, bem como um só lugar para usufruirmos de toda a diversão. Chama-se Stadia e levou o público ao rubro assim que foi apresentado. Um estádio para todas as formas como jogamos, sendo focado nos jogadores.

Em primeiro lugar, uma das prioridades são os jogadores. Os consumidores que tiraram proveitos desta plataforma. Em seguida, o foco está também colocado nos programadores e na indústria de produção de jogos que poderão tirar proveito do poderoso hardware da Google.

Tudo isto poderá ser alavancado pelo YouTube, a plataforma de vídeos da empresa. Além disso, a tecnológica de Mountain View garante que o Stadia é acessível através de todos os ecrãs existentes. Isto é, não temos uma consola física, mas sim um novo serviço de streaming de jogos em que o hardware está do lado da Google.

Uma nova plataforma de streaming de jogos, sem lag

O novo serviço de streaming de jogos pode ser utilizado a partir de qualquer dispositivo existente. Até mesmo a partir do mais modesto computador com Chrome OS, tal como foi demonstrado. Além disso, pode ser utilizado no seu smartphone, no seu tablet, bem como na televisão. Em suma, em todos os ecrãs existentes.

O Stadia utiliza os centros de dados da Google espalhados pelo mundo. Assim, da mesma forma que temos os resultados do motor de busca em meros segundos, a experiência de jogo será virtualmente desprovida de lag ou atraso. Mais ainda, a empresa promete trazer o streaming de jogos com resoluções até 8K no futuro.

A Google foi bem clara, a sua próxima consola, o lado físico, o hardware está do seu lado. Assim sendo, não terá que se preocupar com uma consola que eventualmente ficará desatualizada ou obsoleta com o passar do tempo. Em suma, os data centers da empresa tratarão de todo o processamento necessário ao Stadia.

Não se preocupe com o hardware, desfrute do streaming no Stadia

Em seguida, no GDC19, ficamos a saber que um dos primeiros títulos a chegar à plataforma será o Doom Eternal. Um novo título que tirará proveito do streaming em 60 fps em todos os ecrãs supracitados. Além disso, ficamos a saber que o Stadia estará disponível em ambas as plataformas, portanto, para Android e iOS.

Assim, a ênfase foi colocada vezes sem conta na infraestrutura da Google, espalhada pelo mundo. Tudo isto com o intuito de garantir um hardware sem-fim, continuamente atualizado e melhorado. Além disso, a Google garantiu que todos os programadores poderão lançar mão das ferramentas, sem limites para a criatividade.

Aliás, na sua keynote a ênfase foi colocada na experiência igualmente aprazível para os jogadores, bem como para os programadores. Por exemplo, para os jogadores de sofá, que poderão tirar proveito de uma nova experiência de jogos no modo multi-jogador. Para os programadores, as barreiras são inexistentes com recursos virtualmente ilimitados para suportar ambientes com mais de 100 jogadores em simultâneo.

Do jogador ao programador, as valências do Stadia

Entretanto, a Google apresentou várias ferramentas voltadas para os programadores. Aqui com o intuito de atrair o interesse dos criadores para esta nova plataforma de jogos. Note-se que sem conteúdo, um serviço tornar-se vazio e sem público. Portanto, a tecnológica norte-americana não poupou esforços neste ponto.

Nesse sentido, a empresa apresentou várias parcerias com estúdios de renome. Além disso, providenciou várias ferramentas como “State Share” para criar uma comunidade de programadores dedicados. Tudo isto interligado com a plataforma de vídeos da Google, o YouTube.

“A melhor experiência de criação de jogos”. Podermos fazer streaming ou transmissão em direito dos jogos a partir do Stadia para o YouTube. Além do mais, os programadores poderão fazer isso mesmo, mas há muito mais a ser dito nesse sentido.

Crowd Play – quer jogar com o seu youtuber favorito?

Esta nova função é simplesmente incrível. Pelo menos se quiser jogar com o seu youtuber favorito numa sessão de jogos em direto. Algo que levou o público na GDC19 ao rubro perante as possibilidades que isto vem criar e proporcionar. Além do mais, os criadores (youtubers), poderão criar desafios para os seus fãs ultrapassarem e usufruirem.

Mais ainda, caso o youtuber queira, poderá destacar um jogador (do público) em particular. Por outras palavras, dando-lhe o spotlight durante a sessão de streaming em direto. Em suma, o youtuber torna-se num programador (ligeiro) de jogos, ao poder personalizar alguma da experiência de jogos para o seu público.

A partilha, a interação e a fruição dos jogos. Os três pilares da apresentação do novo serviço, Stadia. A partir de agora, a indústria gaming tem um novo participante, de peso e com hardware infinito. Tal como a própria o afirma, com todo o apoio da tecnológica norte-americana, deixaremos de ter limitações físicas.

A Google lançará o Stadia ainda em 2019

De acordo com as declarações da empresa, o serviço de streaming de jogos chega ainda este ano. Contudo, não foram revelados preços, seja para os jogadores ou para os programadores. Além disso, o Stadia chegará em primeiro lugar aos Estados Unidos da América, bem como ao Canadá, Reino Unido e alguns países da Europa.

Recapitulando, o Stadia chegará ao smartphone (Android e iOS), PC, tablet e virtualmente qualquer ecrã. Dá-lhe a possibilidade de interagir com os criadores de conteúdo ou de se socorrer da Google Assistant. Terá acesso imediato, a partir de um simples link à sua sessão de jogo e estará disponível globalmente.

Tudo isto a chegar ainda este ano, sem que para já fosse revelado qualquer plano de preços.

Exit mobile version