Pplware

Extensão Chrome: Cloud Save

A nossa janela para o mundo que é a Internet é o nosso browser. Com ele acedemos a tudo o que ela nos tem para oferecer. Naturalmente que devemos ter o browser preparado para podermos agir da forma mais simples e descomplicada a todas as nossas solicitações. A panóplia de conteúdos que a Internet nos oferece é tão vasta que muita da informação que nos é apresentada nós queremos guardar. Nestas alturas temos de colocar à nossa disposição as extensões que os browsers suportam.

Para podermos guardar esta informação de forma simples, o ideal é termos na ponta do rato uma opção para a enviarmos para os serviços alojados na Web e que servem para isso mesmo. Com a extensão Cloud Save, podemos enviar para um conjunto de serviços a informação que recolhemos e que queremos guardar.

Com o Cloud Save podemos facilmente enviar para os principais serviços todos os tipos de ficheiros que encontrarmos na Internet. Evitamos, com esta extensão, ter de gravar os ficheiros ou texto para o nosso Ambiente de Trabalho e posteriormente ter de os enviar para o serviço pretendido.

A sua utilização é simples e o Cloud Save está perfeitamente integrado com o menu de contexto do Google Chrome. Basta carregarmos com o botão direito do rato em cima de qualquer parte de uma página e na opção Cloud Save escolher o serviço para onde pretendemos enviar esse conteúdo.

O nome dado aos ficheiros que vão ser colocados nos serviços podem ser mantido ou alterado, sendo para isso disponibilizada a opção Save As e apresentado o mesmo conjunto de serviços

O Cloud Save consegue perceber que tipo de conteúdo está a ser usado e altera o menu em função disso. Se, por exemplo, estivermos a seleccionar imagens são apresentadas opções como o Picasa ou o Flickr. Caso seja texto ou links, estas opções não são apresentadas.

No final do envio de um ficheiro para um desses serviços é mostrada uma notificação a informar os utilizadores. Devem, no entanto, ter essa opção activa no vosso Chrome.

Nas primeiras utilizações do Cloud Save será pedido autorização para o acesso a esses serviços, garantindo desta forma que a extensão pode gravar os ficheiros nas vossas contas. Devem naturalmente aceitar esse pedido.

O Cloud Save tem ainda alguns problemas com alguns dos serviços apresentados, mas os seus criadores estão a trabalhar no sentido de resolver esses problemas. Esta extensão foi desenvolvida tendo por base outra que aqui já apresentámos, o drag2up.

Veja aqui mais extensões e aplicações Chrome

Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome

Download: Cloud Save 1.1.0 Homepage: Cloud Save

Exit mobile version