Esta foi uma semana muito complicada para a Google. A multa aplicada pela Comissão Europeia vem colocar em causa muitos dos planos do Android e a forma como este tratará os serviços da Google.
Aparentemente este não será o único problema da Google. O O DuckDuckGo também está a começar a atacar a Google, procurando mostrar as formas que a empresa usa para anular sua concorrência.
Pode não parecer estranho mas as práticas que a Google usa para controlar e anular a sua concorrência vão longe e são extremamente e criativas. Quem o revelou foi o próprio DuckDuckGo e mostrou uma simples forma que está a ser usada.
O estranho redirecionamento do Duck.com
Segundo os responsáveis deste motor de pesquisa alternativo, a Google é detentora do domínio Duck.com há vários anos e este está a ser reencaminhado do para o motor de pesquisa da Google. Este simples domínio é muitas vezes usado pelos utilizadores quando pensam estar a aceder ao DuckDuckGo, sendo no entanto encaminhados para a Google.
Esta mudança aconteceu em 2011, quando o DuckDuckGo começou a ganhar visibilidade e a ser uma alternativa viável à própria Google, porque não recolhe e guarda informações sobre os seus utilizadores e as suas pesquisas.
Google also owns https://t.co/ud1YyoqbZ5 and points it directly at Google search, which consistently confuses DuckDuckGo users.
— DuckDuckGo (@DuckDuckGo) July 18, 2018
Esta queixa foi feita no Twitter, como reação à notícia da multa aplicada à Google e complementou outra que tinha já sido lanada e onde existia outra referente à extensão do DuckDuckGo para Chrome.
A constante perseguição da Google à DuckDuckGo
A questão aqui está na constante pergunta se pretendem reverter a alteração do motor de pesquisa do browser para a Google e a remoção da extensão, feita pelo Chrome aos utilizadores sempre que existe uma atualização.
Naturalmente que esta queixa não terá as proporções da multa aplicada pela Comissão Europeia, mas é reveladora das práticas menos claras que a Google usa para manter-se no topo e com a sua concorrência abaixo dos seus resultados, em qualquer área ou serviço.