O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, ameaçou encerrar a Google, uma vez que esta tem sido “má e muito irresponsável”.
Embora a Casa Branca não seja ainda a sua morada oficial, Donald Trump está na corrida ao Oval Office e, se os americanos o quiserem, o republicano pode vir a ser o próximo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Por este motivo, o que vai dizendo importa e pode, de facto, impactar o país e o mundo.
Desta vez, o empresário virou-se para a Google: criticou-a, avisou que esta pode ser encerrada, porque tem sido “muito má”, e alertou que deve ter cuidado.
Durante uma entrevista à Fox News, Donald Trump mostrou o seu desagrado relativamente à Google. Segundo ele, a gigante tecnológica tem agido de forma irresponsável, não tendo mostrado qualquer apoio após o ataque que o candidato à Casa Branca sofreu, como fizeram políticos e diretores de outras empresas.
A Google tem sido muito má, tem sido muito irresponsável. Tenho a sensação de que a Google vai estar à beira de fechar, porque não acho que o Congresso vá concordar com isso, não acho mesmo. A Google tem de ter cuidado.
Disse Donald Trump, que parece não ter gostado que a Google não tenha ligado após o ataque de que foi alvo, conforme fez Mark Zuckerberg, da Meta.
Segundo a imprensa, o aviso de Donlad Trump visa, também, a mãe da Google, a Alphabet. De acordo com os dados da OpenSecrets, esta é uma das que mais contribui para o Partido Democrata.
A empresa ocupa o 41.º lugar entre os maiores doadores, tendo, em 2022, desembolsado 7,9 milhões de dólares para políticos democratas, o equivalente a 80% de todas as suas contribuições.
Se é fã da Google ou dos seus serviços e produtos, temos uma boa notícia: embora possa tomar certas medidas para afetá-los e, por exemplo, reduzir a utilização das redes sociais ou do motor de pesquisa Google, a verdade é que o Governo dos Estados Unidos não pode encerrar diretamente serviços de Internet, pois são empresas privadas, e não agências governamentais.