A Google tem investido muito no seu sistema operativo de desktop. O Chrome OS quer vingar e para isso precisa de crescer e de se tornar ainda melhor.
Depois de várias novidades recentes, surge agora uma que vai facilitar ainda mais o acesso a este sistema. O Chrome OS já pode ser desbloqueado com um simples PIN.
O Chrome OS é a resposta da Google à Apple e à Microsoft no que toca a sistemas operativos de desktop. Centra-se no seu browser, onde tudo se desenrola à sua volta, com as aplicações a estarem alojadas na Internet.
A mais recente novidade, que está em testes, foi anunciada por François Beaufort na sua conta do Google Plus e vai permitir aos utilizadores desbloquearem o Chrome OS com um PIN.
Esta função é já conhecida de muitos e chegou com o Windows 8 e continuou a estar presente no Windows 10. Com um simples PIN passou a ser possível aceder ao Windows, dispensando a habitual password.
É provável que a Google melhore esta funcionalidade, terminando também a tão falada possibilidade de desbloquear o Chrome OS na presença do Android do utilizador ou de um simples smartwatch com Android Wear.
A Google tem preparado o Chrome OS para que possa ser usado por ainda mais utilizadores. Passará a ter o exclusivo das apps do Chrome e até as aplicações do Android já conseguem correr neste sistema, abrindo-lhe as portas a um conjunto muito mais alargado de apps.
Todo este esforço terá de ser recompensado para que a Google mantenha este sistema actualizado e funcional. Se em alguns mercados ultrapassa já alguns gigantes, noutros, como o nosso, tem uma expressão quase nula.