Pplware

Chrome no Ubuntu? Será que vai haver mudanças?

O Firefox tem sido uma constante no Ubuntu desde as primeiras distribuições, mas isso pode mudar, segundo Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd, distribuidora do Ubuntu, que adianta “provalvelmente iremos manter o Firefox pelo menos por mais um ano e depois veremos daí para a frente“.

Versão atrás de versão, o Chrome, tem vindo a ganhar constantemente adeptos. Segundo Mark Shuttleworth, “O trabalho que a Google está a desenvolver com o sistema operativo Chrome, que corre o navegador Chrome em cima de uma versão genérica do Linux, está a ter um impacto muito positivo sobre o desempenho do Chrome em Linux”.

A controvérsia Para os utilizadores habituais do Ubuntu, a noticia da alteração do interface Gnome para o Utility, foi um misto de protestos e aplausos. Esta mista reacção, tem aumentado a tensão entre os programadores da Canonical e da Gnome.

Esta mudança do motor gráfico, é uma tentativa de massificar o Ubuntu, levando a uma gama de utilizadores mais vasto.

Tradicionalmente, o Ubuntu tem usado a interface GNOME como padrão, mas são lançadas diversas versões para que exista a opção de escolha, como o KDE.

O Unity requer o OpenGL com capacidade de hardware, que melhora a experiência de desktop, mas os utilizadores com máquinas mais antigas são empurrados de volta para a velha interface GNOME 2, o que traz alguns problemas.

O próximo passo é permitir que os utilizadores com hardware mais antigo possam usar a interface do Unity num ambiente de “2D”, ao invés do que Shuttleworth chama de experiência 3D completa.

O problema não é tanto no hardware como no software Linux, que tem problemas para habilitar recursos avançados gráficos.

Exit mobile version