Pplware

Chromebook será desbloqueado com a presença de um telefone

O empenho que a Google tem colocado no seu sistema operativo mostra que este está para ficar. Dependente a 100% da Internet, coloca-se numa posição que facilita a sua utilização, tendo à sua disposição todas as ferramentas que podemos precisar.

Tal como noutras áreas, a Google tem procurado ajustar este seu produto às mais recentes tendências e ao que de mais moderno se faz.

Uma dessas áreas é o fim das passwords, onde a Google terá uma palavra a dizer. Uma das mais recentes opções do Chrome OS mostra que este método de autenticação pode estar prestes a ser abandonado!

Depois de procurar várias opções para eliminar de vez as passwords nos sistemas, a Google procura encontrar uma forma de aliviar e retirar aos utilizadores essa necessidade, ao mesmo tempo que pretende manter a máxima segurança possível, garantindo que apenas os utilizadores autorizados acedem às máquinas e aos seus serviços.

A ideia da Google é implementar esses sistemas em todas as suas áreas de negócio e em todos os serviços e plataformas que desenvolve, reafirmando-se como uma empresa que proporciona o futuro e o desenvolve.

Tal como acontece no browser, o Chrome OS também tem diferentes versões de desenvolvimento. É nas versões mais “cruas” e ainda em desenvolvimento que são apresentadas e testadas as mais recentes novidades que a Google se prepara para lançar.

Foi precisamente na versão Dev do Chrome OS que surgiu uma nova opção que chamou à atenção dos utilizadores.

A opção Enable Easy Unlock, agora presente, pressupõem que num futuro próximo a Google permita que os utilizadores desbloqueiem os seus Chromebook contra a simples presença do seu smartphone.

Apesar desta opção estar já disponível no Chrome OS ela ainda não poe ser usada. Ao activarem a opção, que se encontra desactivada por omissão, é mostrado um ecrã de configuração que permitirá preparar o Chromebook para a detecção do smartphone. Ao avançarem no processo ele para e não apresenta qualquer resultados.

É natural que a Google esteja ainda em fases preliminares de criação desta ferramenta e que, provavelmente, o smartphone tenha de ter uma qualquer aplicação a correr para ser identificado.

Ainda faltará muito tempo para que possamos ver esta funcionalidade implementada e a ser usada nos nossos dispositivos do dia-a-dia, mas é um sina claro que a Google quer mudar a forma como acdemos às nossas contas e aos nossos dispositivos.

Este é um conceito que está também a ser trabalhado por outras empresas e que tem até algumas implementações funcionais. Por ser tão apetecível aos utilizadores, dada a facilidade de acesso que permite, está a ser trabalhado e procurada a solução ideal.

O exemplo perfeito de um destes sistemas já plenamente funcionais é a aplicação Knock, que permite o desbloqueio de um Mac sempre que um determinado iPhone se aproxima dele.

Para além da sua implementação no Chrome OS, é muito provável que a Google queira alargar estas funcionalidades e conceitos a outros sistemas operativos, de preferência através do seu browser.

Exit mobile version