Pplware

Carros autónomos da Google chegam às estradas já neste Verão

A Google quer criar um mundo onde a tecnologia domina e serve os utilizadores, dando a estes a necessária margem para se envolverem nos seus interesses. A tecnologia deverá servir de suporte a tudo o que se quiser fazer.

Um dos projectos que mais interesse tem levantado é o dos seus carros autónomos, em particular os protótipos que estão a ser testados. Estes veículos únicos que a Google criou vão agora ser levados para as estradas já este Verão e vão avançar nos seus testes de utilização.

O projecto de criação de um carro autónomo da Google iniciou-se com a colocação de toda a tecnologia necessária num veículo normal, que foi adaptado para ser “híbrido”.

Ao mesmo tempo que desenvolvia a tecnologia para dar liberdade aos utilizadores e autonomizar a condução de veículos, a Google desenvolveu um carro seu, completamente autónomo e que dispensa os normais mecanismos de controlo. Volante, pedais e outros dispositivos de controlo estão ausentes e são desnecessários.

Um ano depois de ter anunciado este protótipo, a Google anunciou que é chegada a altura de os tirar das pistas de testes e de os colocar a funcionar numa utilização real, fora do mundo controlado.

Será já durante os próximos meses que a Google colocará os seus protótipos a circular nas estradas de Mountain View, na Califórnia, iniciando-se assim os testes em ambientes reais.

Apesar de não terem qualquer mecanismo de controlo (volante, pedais, etc), estes veículos vão estar controlados e com a velocidade máxima limitada a 25mph (cerca de 40kmh).

Durante os primeiros testes os novos carros vão ter presente um condutor de segurança, que terá acesso a um volante e a pedais de controlo, para o caso de serem necessários.

Estes novos carros vão manter o design original que foi apresentado, mas vão ter presente todo o software que está em utilização na frota de carros (Lexus) que a Google tem já desde Setembro em testes.

Os muito bons resultados dos testes feitos com a frota de veículos autónomos vêm agora permitir que todo o conhecimento adquirido seja transposto para os novos modelos de transporte que a Google quer colocar no mercado.

A Google anunciou que desde o início deste seu projecto já foram percorridos mais de um milhão de milhas, com cerca de 10 mil milhas por semana nos tempos mais recentes, e sempre sem qualquer problema.

Toda a experiência acumulada corresponde à que um condutor consegue acumular durante 75 anos de condução, o que é muito elevado.

Exit mobile version