Pplware

A Google vai fundir o ChromeOS e o Android?

A Google tem presença em várias áreas da tecnologia, com incidência especial na Internet. Os seus sistemas operativos ocupam um lugar também especial, mas tudo pode estar para mudar neste campo.

Segundo um rumor agora surgido, a Google pode estar a preparar-se para fundir os seus dois sistemas operativos, concentrando assim todos os seus esforços num único sistema.

Esta informação não passa ainda de um rumor que está a ganhar forma, mas que muito provavelmente tem um grande fundo de verdade, sendo provável que venha a acontecer.

Os planos da Google para os seus sistemas operativos vão ser alterados drasticamente, passando a concentrar-se apenas no Android, sendo o Chrome OS absorvido por este.

A informação é avançada pelo Wall Street Journal, que refere fontes internas à Google. Este plano está já em marcha e as primeiras versões deste novo sistema deverão surgir já durante 2016, com o seu lançamento pensado para o ano seguinte, em 2017.

Alphabet Inc.’s Google plans to fold its Chrome operating system for personal computers into its Android mobile-operating system, according to people familiar with the matter, a sign of the growing dominance of mobile computing.

Google engineers have been working for roughly two years to combine the operating systems and have made progress recently, two of the people said. The company plans to unveil its new, single operating system in 2017, but expects to show off an early version next year, one of the people said

A vontade da Google não surge agora e segundo as fontes do WSJ a Google está já a trabalhar nesta fusão há cerca de 2 anos.

Com a fusão destes sistemas, com prevalência para o Android, os desenvolvimentos que vão ser feitos vão ser mais rápidos e mais directos, por haver uma equipa maior dedicada a eles.

A escolha do Android não foi casual. Este é hoje em dia um sistema mais maduro que o ChromeOS e com muitos mais utilizadores. É por isso natural que seja ele a prevalecer face à versão para Desktop do Chrome.

Na verdade a Google já deu alguns passos bem visíveis no sentido de combinar estas duas plataformas. A capacidade de correr aplicações Android no ChromeOS pode bem ter sido a primeira prova de que algo mais se aproximava.

Por outro lado o lançamento do Pixel C com Android e não com ChromeOS pode também ser interpretado como um sinal da mudança que agora se anuncia.

A ascensão de Sundar Pichai ao cargo de CEO da Google pode também ter provocado alterações na orgânica da empresa, aproximando estes dois sistemas e as equipas que as desenvolvem.

Esta fusão vem diminuir o número de sistemas a que a Google precisa dar suporte e assim pode dirigir todo o seu esforço para uma única plataforma unificada para todos os dispositivos da Google e dos seus parceiros.

Exit mobile version