No início do ano, a GoPro anunciou que iria abandonar o segmento dos drones, onde não teve nenhum sucesso no pouco tempo que investiu nele e surgiu a especulação de que esta estaria à procura de investidores que comprassem a empresa.
Será a Xiaomi a empresa que se prepara para comprar a GoPro?
A ascensão da Xiaomi
A Xiaomi, que acabou de completar o seu 8.º aniversário, é uma das empresas de maior sucesso no mundo da tecnologia dos últimos anos e que atua em diversos mercados. Smartphones, smartbands, smarthome, câmaras de ação, calçado, powerbanks,… uma lista infindável de diferentes áreas onde está a deixar a sua marca e a conquistar cada vez mais utilizadores.
Quando lançou a sua primeira câmara de ação, foram várias as vozes que a começaram a apelidar de concorrente da GoPro, mas de baixo custo (de muito baixo custo face aos produtos da GoPro).
O declínio da GoPro
A excelente qualidade das câmaras de ação da GoPro é inegável, sendo ainda a grande referência neste segmento.
No entanto, a entrada de concorrentes low cost no mercado das câmaras de ação, como a Xiaomi, Andoer ou SJCAM, foi crucial para a diminuição das vendas das suas câmaras e a esta situação juntou-se o fracasso do seu drone Karma.
Por este motivo, a marca americana anunciou no início do ano que iria desistir do mercado dos drones e começou também a especular-se que estaria mesmo à venda. Esta intenção é agora uma certeza, com a confirmação do seu CEO Nick Woodman, motivado pelo declínio das suas ações em 36% só neste início de ano, reduzindo a sua capitalização no mercado para cerca de 700 milhões de dólares.
A Xiaomi poderá ser a salvação?
O site The Information avançou que a Xiaomi já ponderou fazer uma oferta, mas talvez não tão alta quanto se especula que a GoPro esteja disposta a aceitar. Considerando o valor que a HP pagou pela Palm, avança-se que este negócio possa rondar os mil milhões de dólares.
Não se sabe ainda ao certo se houve ou não um contacto entre as duas empresas, mas depois que a notícia surgiu, as ações da GoPro começaram novamente a subir, o que poderá ser um bom pronúncio para o sucesso do negócio.