Pplware

Xiaomi prepara-se para renovar a app de câmara na sua MIUI

A Xiaomi já é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones, dispositivos caracterizados pela sua interface, a MIUI. Aqui claro, sem desvirtuar a sua gama de smartphones lançados ao abrigo do programa Android One da Google. Os seus produtos dividem-se em inúmeras categorias e até em duas submarcas, a Redmi e a Pocophone. Todavia, quase todo e qualquer dispositivo da Xiaomi se pode resumir a relação qualidade/preço.

Sobre a Xiaomi raro é o dia em que não surge algo digno de nota, mas trazemos agora várias novidades que em breve chegarão ao seu smartphone ou tablet Xiaomi com a MIUI.


Se gosta de tirar fotografias e/ou se a câmara do seu dispositivo móvel for a sua câmara principal, então temos ótimas novidades para si. A MIUI receberá novas opções para fotografia e quem mais beneficiará será o utilizador!

Utiliza a câmara fotográfica do seu Xiaomi com frequência?

Todas as novas características foram descobertas pelo porta XDA Developers. Aí, através da análise dos ficheiros e código-fonte da MIUI podemos agora elencar todo um rol de novidades.

Em primeiro lugar, a Xiaomi dará a possibilidade aos utilizadores da MIUI de personalizarem a marca de água para as fotografias. Algo que, neste momento, se resume a “Shot on X” ou “Capturado com X”.

As marcas de água generalizaram-se no mercado mobile com várias fabricantes a implementar esta opção nas suas interfaces. Algo que beneficia a marca com publicidade gratuita. Ao mesmo tempo, deixa o utilizador dar a conhecer o equipamento com que tirou determinada foto.

Assim sendo, para os utilizadores de smartphones Android da Xiaomi, em breve poderemos ter esta nova opção. Por outras palavras, poderá personalizar a frase apresentada na marca de água.

Ultra grande angular, em breve num smartphone Xiaomi

As grandes angulares ou objetivas grande angular permitem ao utilizador capturar uma realidade muito abrangente em cada foto. Assim sendo, são lentes ótimas para capturar fotografias de paisagens bem como de arquitetura e/ou espaços interiores.

Todavia, quanto mais extrema for a grande angular, maior será a sua propensão a distorcer a imagem. Assim sendo, e de acordo com a mesma fonte, vemos a Xiaomi já a precaver isso mesmo.

No código fonte da MIUI está já precavido um novo modo “ultra wide angle” – a referência à grande angular. Há ainda linha de código responsável pela correção da distorção da imagem.

Contudo, para já não sabemos qual será o primeiro smartphone Android da Xiaomi a utilizar esta nova lente / módulo de câmara. Poderá ser o primeiro smartphone da Redmi com uma câmara de 48MP e uma nova lente?

Modo Retrato com novos efeitos

Teremos também um novo “Modo Retrato” a chegar à MIUI, para já sem mais detalhes. Ao mesmo tempo, teremos também novos filtros ou efeitos que poderá aplicar na fotografia. A saber, teremos o efeito Tea, Lilt, Sepia, e Dusk.

Já com o intuito de tornar os seus retratos mais memoráveis teremos também uma nova opção de controlo. À MIUI chegará a opção de controlar o efeito de profundidade de campo neste modo de retrato.

Por outras palavras, poderá controlar a intensidade do efeito bokeh (efeito de desfoque artístico do plano de fundo).

LiveShot / Fotografias Dinâmicas no seu Xiaomi

Em terceiro lugar teremos também uma nova opção de fotografia. As fotos dinâmicas ou dynamic photos, algo que para já ainda suscita algumas dúvidas. Contudo, já vimos abordagens similares, tanto por parte da Apple bem como por parte da Google.

Caso a implementação da Xiaomi seja similar à das suas rivais, teremos aqui um conceito muito simples. Ao premir o obturador, o smartphone capturará alguns segundos de vídeo, antes e depois do premir do botão.

Assim sendo, acabamos por ter um pequeno GIF, uma fotografia animada.

Música ao Vivo através do seu smartphone Android?

Esta parece ser a premissa que orienta uma das novas funções que em breve podem agraciar a MIUI. Ao seu smartphone Android poderá chegar um novo modo de captura de vídeo que gira em torno da música.

A compreensão desta função torna-se mais simples caso já conheça a app TikTok. Na prática, são pequenos vídeos aos quais o utilizador poderá agregar uma música dentro de uma vasta galeria musical.

Efeitos para a captura de vídeo com a app de câmara da MIUI

Por fim teremos ainda novos efeitos passíveis de aplicação no vídeo capturado no seu smartphone Xiaomi. Serão novos filtros de cor para personalizar as suas capturas de vídeo.

Assim sendo, teremos os novos filtros Orchid, Xpro, Black & White, Pale, Bauhinia, Mousse, Sky blue, bem com o Sepia.

Em suma, todas estas novas funções e adições foram descobertas no código fonte da MIUI. Esta que é a interface oficial dos smartphones e tablets Android da Xiaomi, sendo já utilizada por milhões de consumidores.

Apesar de estas funções estarem a ser desenvolvidas isto não significa que todas elas sejam implementadas. Similarmente, estas novas funções podem destinar-se a modelos específicos. Para já resta-nos aguardar.

Exit mobile version