A Xiaomi acabou o mês de maio a dar a conhecer ao mundo o seu novo smartphone de topo, Mi 8 e a sua nova interface a MIUI 10, que já começou a ser disponibilizada em forma de versão beta a vários utilizadores, mas que tarda em chegar de forma massiva aos smartphones da marca. É certo que a MIUI 11 só deverá chegar no próximo ano, mas já se começa a falar sobre ela e é provável que já esteja a ser preparada pela equipa de programadores.
MIUI 11 – Uma interface focada no utilizador
A equipa de programadores da MIUI 10 da Xiaomi escreveu um artigo onde são tecidas algumas considerações relativas ao desenvolvimento dessa versão da interface de utilizador e foi neste texto que, pela primeira vez, surgiu uma referência à versão 11.
Com a versão 10 quase a chegar ao público de forma massiva, é natural que já exista uma visão para aquilo que se quer apresentar no futuro.
As necessidades do utilizador serão o alvo da nova versão do sistema com funcionalidades ainda mais responsivas mas que, em relação à MIUI 10, poucas novidades deverá trazer a nível visual.
Hoje a MIUI 10 está a adaptadar-se aos ecrã grandes de proporção 18:9, mas a MIUI 11 não pode estar só adaptada, ela tem que estar desenvolvida de forma perfeita a estes ecrãs grandes, onde será o controlo por gestos a mandar.
A optimização dos recursos e consumo de bateria serão certamente, pontos que vão estar bem vincados na futura versão, assim como o próprio controlo do tempo da utilização dos equipamentos.
O que traz de novo a MIUI 10?
A MIUI 10 está a ser preparada para chegar a uma grande quantidade de modelos da marca e, além de alterações estéticas traz algumas novidades que tentam ir de encontro às necessidades dos utilizadores.
Menu de aplicações recentes redesenhado
O novo menu de aplicações recentes faz uso do novos ecrãs 18:9 parar tirar um maior aproveitamento da disposição das janelas de cada aplicação.
Foram também adicionados modos de navegação por gestos para facilitar a interação, como é o caso do swipe para eliminar aplicações ou o toque prolongado para a exibição de mais opções.
Sons de notificações inspirados na natureza
À semelhança do que acontece na Touchwiz da Samsung, a Xiaomi decidiu também inspirar-se na natureza para desenvolver toques de notificações.
Agora poderá, por exemplo, usar o som de uma gota a cair para o avisar de uma nova notificação.
Drizzle – Relaxe ou adormeça com sons da naturaza
Mantendo a ligação com a natureza, a Xiaomi introduziu na MIUI 10 o Drizzle, uma funcionalidade que permite definir um temporizador para reprodução de um som associado ao meio natural.
Este é modo interessante para quem gosta deste tipo de sons para adormecer ou entrar num estado mais relaxado.
Botões de controlo de volume e brilho renovados
Numa clara inspiração no iOS, a Xiaomi reformulou a apresentação do controlo de volume e brilho de forma a funcionarem como sliders.
Para personalizar estes elementos basta um deslize em qualquer área do ecrã, não estando limitado apenas à área específica dos botões.
Sistema otimizado para melhor desempenho
Numa altura em que as várias marcas estão a apostar em sistemas de melhoria de desempenho, como é o caso do machine learning da Huawei, a Xiaomi procura também introduzir algumas funções de fundo para acelerar o desempenho dos seus smartphones.
A marca chinesa anunciou então a inclusão do “lock-free path” e do “Co-dependet prioritizing”, funcionalidades para acelerar o desempenho do sistema que, segundo a marca, oferecem uma melhoria de 10% em desempenho.