Os smartwatches vieram mudar a forma como interagimos com os nossos smartphones e as nossas mensagens. Temos-las sempre acessíveis no pulso e podemos consultá-las a qualquer hora.
Para muitos um smartwatch é algo de diferente e que apenas pode ser comprado, mas isso parece não ser verdade. Um utilizador do Reddit criou o seu e até explica como é simples este processo.
Para muitos um smartwatch é um objeto que ainda não é bem compreendido. Advogam que é apenas um objeto de ostentação e não vêm nele qualquer vantagem. Claro que quem os usa diariamente já percebeu a sua utilidade e as vantagens que têm.
Pois é precisamente nesta fronteira de opiniões que ainda gravitamos, com ambos os lados a tentarem justificar a sua posição, de forma simples e direta. Para desequilibrar este fiel da balança, o utilizador Samson March do reddit resolveu criar o seu smartwatch.
Para não ser apenas uma obra de conceito e uma peça única, Samson March resolveu partilhar com todos a sua obra e abrir a forma de a fazer. Não será naturalmente um processo simples, mas está aberto ao mundo.
Para o conseguir, iniciou os trabalhos com a necessária modulação 3D e com a impressão nessas mesmas impressoras. Escolheu os materiais mais baratos e criou vários protótipos até acertar com o pretendido.
No total, e com todas as peças e alguma mão de obra, esta peça ficou avaliada em 50 dólares para ser construída. Segundo o seu criador, para que esta possa ser lucrativa, deveria vender cada peça por cerca de 250 dólares.
Mas como o lucro não é o objetivo visado, Samson March abriu toda a informação à comunidade e este projeto está disponível livremente no GitHub. Nesta página podem ser encontrados os esquemas para as boards e até os desenhos CAD a usar nas impressoras.
Se preferirem ver as instruções passo a passo, estas existem também. Aqui podem ser vistas as várias fases deste projeto e os muitos elementos que devem ser tomados em conta.
Com software que traz já muitas das funções esperadas num smartwatch, este está próximo de ser uma peça final. Notificações, alertas e alguns extras estão presentes. O seu criador admite que falta apenas a possibilidade de controlar a música.
Esta é a forma (relativamente) simples que pode ser seguida para criar um smartwatch. Não é a menos trabalhosa, mas ao menos ficam com uma peça única e que é vossa, desde a origem até ao momento em que orgulhosamente a mostram na rua.