A Samsung acabou de anunciar um modelo do seu relógio inteligente, iniciando assim uma nova era neste seu segmento. A linha “gear” desaparece e o relógio passa a pertencer diretamente à família Galaxy, com o objetivo de mostrar que todos os equipamentos desta linha devem ser usados como um só onde tudo está interligado… mas este conceito já se viu onde?
Pois é… A Apple parte exatamente do mesmo princípio com o seu Apple Watch a ser uma extensão do iPhone e, no fundo, de todo o ecossistema Apple. Mas será que com esta mudança de paradigma da Samsung vamos assistir a mudanças no mercado?
A Apple é claramente a marca que mais relógios inteligentes vende no mercado. 2017 fechou com a marca a vender 17,7 milhões de unidades em todo o mundo, mais do que todos os restantes fabricantes juntos.
A fórmula que utiliza no seu ecossistema é essencial, mas as funcionalidades desde relógio em áreas fundamentais como a produtividade, saúde e desporto, são a chave do sucesso.
O novo Samsung Galaxy Watch
A linha “gear” da Samsung caiu dando origem a um novo membro da família Galaxy, com o objetivo de mostrar que todos os equipamentos Galaxy devem ser usados como um só onde tudo está interligado.
O Galaxy Watch foi lançado com dois tamanhos diferentes, braceletes diferentes, com proteção Gorilla Glass, à prova de água e com acesso à rede LTE. Mantém a coroa giratória, o ecrã é SuperAMOLED e tem proteção Gorilla Glass DX+.
O Galaxy Watch suporta carregamento sem fios o que fez com que a marca apresentasse também o seu novo carregador sem fios, que agora carrega dois dispositivos em simultâneo. Para além disso, a autonomia foi alargada e promete ascender a mais de 80 horas de utilização, dispensando assim a necessidade de carregamento diário.
Especificações completas
Modelo | Galaxy Watch 46mm Cinzento | Galaxy Watch 42mm Preto Meia-Noite
Galaxy Watch 42mm Rosa Dourado |
Ecrã | 1.3” (33mm), Super AMOLED circular (360 x 360)
Ecrã Full Color Always On Corning® Gorilla® DX+ |
1.2” (30mm), Super AMOLED circular (360 x 360)
Ecrã Full Color Always On Corning® Gorilla® DX+ |
Dimensões | 46 x 49 x 13
63g (sem bracelete) |
41.9 x 45.7 x 12.7
49g (sem bracelete) |
Bracelete | 22mm (intercambiável)
Opções de cor: Preto, Azul e Cinzento |
20mm (intercambiável)
Opções de cor: Preto, Cinzento Claro, Cinzento-escuro, Vermelho, Amarelo, Violeta, Rosa, Castanho |
Bateria | 472mAh | 270mAh |
PA | Exynos 9110 Dual core 1.15GHz | |
SO | Tizen Wearable OS 4.0 | |
Memória | Bluetooth®: 768MB RAM + 4GB memória interna | |
Conectividade | Bluetooth®4.2, Wi-Fi b/g/n, NFC, A-GPS/Glonass | |
Sensor | Acelerómetro, giroscópio, barómetro, HRM, luz ambiente | |
Carregamento | Carregamento sem fios – WPC | |
Durabilidade | 5ATM + IP68 / MIL-STD-810G | |
Compatibilidade | Samsung: Android 5.0 ou superior
Other: Android 5.0 ou superior iPhone 5 and above, iOS 9.0 ou superior ※ A funcionalidade de ativação para redes Móveis do Samsung Galaxy Watch com smartphones que não sejam da marca Samsung poderá não estar disponível em alguns países |
Será o Galaxy Watch capaz de acabar com o sucesso da Apple
Observando o gráfico criado pela Statista com base nos dados do IDC de 2017 é notório o domínio da Apple no setor. A empresa da maçã tem para si mais de 50% das vendas de smartwatches, com 17,7 milhões de unidades vendidas, enquanto que a Samsung auferiu para si apenas 3,6 milhões de unidades vendidas.
A Samsung ainda é a marca que domina o mercado dos smartphones, mas é também uma marca que atua em diferentes gamas, ao contrário da Apple que está, inevitavelmente, associada a pessoas com maior poder de compra.
Será para estas que também os relógios inteligentes, como o Apple Watch ou o Galaxy Watch, se destinam e aqui a Apple poderá continuar em vantagem por mais algum tempo, ainda para mais, com o lançamento de um novo Apple Watch previsto para o próximo mês.