Por muito que as vendas e as opiniões o indiquem, os smartwatches vieram para ficar. Provavelmente vão ter de ser reinventados, mas este é um conceito vencedor e que não vai desaparecer.
Uma das principais mudanças que vai ter de existir nestes equipamentos é a melhoria da duração da bateria. Se muitos têm este problema, surgiu agora o PowerWatch, que dispensa qualquer carregamento, por se alimentar do calor corporal dos utilizadores.
O PowerWatch consegue ultrapassar a maior das limitações actuais dos smartwatches. Ao contrário de todos os restantes relógios, que necessitam de baterias cada vez maiores para dar acesso a todas as funcionalidades, este necessita apenas de ser usado para conseguir gerar a energia necessária para trabalhar.
Criado pela empresa Matrix, usa tecnologia termoeléctrica para conseguir converter o calor corporal dos utilizadores em energia eléctrica que usa para trabalhar. Esta assenta na diferença de temperatura entre a fonte de calor e o dispositivo e toda a tecnologia necessária para o conseguir foi miniaturizada. O PowerWatch é também uma prova de conceito para mais tarde esta tecnologia ser usada noutros dispositivos.
Sempre que não estiver a ser usado, e sem acesso à sua fonte de energia, o PowerWatch desliga-se e usa uma bateria interna para manter os dados dos utilizadores guardados.
Este não é um smartwatch que seja rico em funcionalidades, mas consegue garantir as mais básicas e necessárias. Para além das normais faces de relógio, tem ainda sincronismo com o smartphone (Android ou iOS), podendo os dados dos utilizadores estar sincronizados e armazenados.
Os alertas e as notificações dos smartphones ficam de fora, algo que muitos esperam de um smartwatch. Esta decisão permite poupar energia e assim garantir que o PowerWatch cumpre.
Onde o PowerWatch se destaca é na monitorização das calorias e no exercício físico. Graças à sua tecnologia de geração de energia consegue determinar com exactidão todos estes valores, não dependendo do ritmo cardíaco e do movimento para calcular a informação.
Os criadores do PowerWatch têm uma campanha de crowdfunding a decorrer no site Indiegogo, que está prestes a atingir o valor pretendido, apenas 48 horas após o seu lançamento. O preço do PowerWatch será de 170 dólares e deverá chegar ao mercado já em Julho do próximo ano.
Os seus criadores esperam muito deste seu novo relógio e, em particular, da tecnologia que estão a desenvolver. Esta poderá ser a solução para muitos problemas de energia no futuro e este será o primeiro passo para a criação de equipamentos mais eficientes e que obtêm a energia necessária de uma fonte que é inesgotável.