Muito para além de tudo o que tem conquistado no mercado dos smartphones, a Huawei tem sabido crescer e conquistar novas áreas. A empresa tem dado agora bastante atenção à área dos smartwatches e das smartbands.
Estes equipamentos, estão a crescer e a ganhar adeptos que os usam para funções que um relógio hoje não tem, sendo para muitos, já peças essenciais. Graças a estas peças da tecnologia a Huawei cresceu, dominando já o mercado dos Wearables de pulso.
Com uma preocupação crescente com o fitness e o bem-estar, os utilizadores têm-se virado para os utilizadores smartwatches e para as smartbands. Estas estão inegavelmente cada vez no centro do mercado dos wearables e são uma das áreas que mais tem crescido ao longo dos últimos tempos.
Os mais recentes dados da IDC mostram que no segundo trimestre de 2020 a Huawei foi a empresa que mais cresceu e mais quota de mercado ganhou. Esta sua prestação garante-lhe agora o domínio ma área dos wearables de pulso, onde encontramos smartwaches, relógios mais básicos e smartbands.
Top 5 Wrist Worn Wearables Companies by Shipment Volume, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q2 2020 (shipments in millions)
Empresa | Remessas 2T20 | Quota mercado 2T20 | Remessas 2T19 | Quota mercado 2T19 | Crescimento Ano após ano |
---|---|---|---|---|---|
Huawei | 8,1 | 24% | 5,5 | 15,7% | 45,8% |
Xiaomi | 6,9 | 20,4% | 5,9 | 16,8% | 16,6% |
Apple | 5,8 | 17,1% | 5,1 | 14,4% | 13,7% |
Fitbit | 2,5 | 7,3% | 3,5 | 9,8% | -29,3% |
Garmin | 1,5 | 4,5% | 1,7 | 4,7% | -8,5% |
Outros | 9,0 | 26,7% | 13,6 | 38,6% | -34,0% |
TOTAL | 33,7 | 100,0% | 35,3 | 100,0% | -4,4% |
O crescimento da Huawei trouxe-lhe um aumento de 45,8% no acumulado face ao mesmo período de 2019. Este valor coloca-a sobretudo como a empresa que mais cresceu nos últimos meses nesta área específica do mercado.
Os valores apresentados pela IDC revela que tem agora 24% de quota de mercado, tendo crescido dos 15,6% face ao mesmo trimestre de 2019. Para isso contribuíram os 8,1 milhões de dispositivos que enviou para venda nos diferentes mercados.
Segundo a marca, o grande responsável por este crescimento foi certamente a sua linha Watch GT 2, com vários modelos disponíveis, e que a marca lançou este ano. Há, entretanto, que contar ainda com a ajuda de outros dispositivos, na área das smartbands e que a empresa desenvolveu.
Este salto que a Huawei deu nesta área, de Wearables de pulso, mostra que a empresa tem sabido reinventar-se. Deixou de ser um fabricante de smartphones e tem já um leque de produtos muito grande, principalmente em áreas-chave. Os seus Watch GT 2, oferecem acima de tudo o que se pode esperar de um smartwatch de topo.