O Android Wear, sistema operativo da Google para os smartwatches, tem em si um conjunto limitado de aplicações, relegando para os telefones o seu alojamento e o processamento.
Destas aplicações há algumas realmente úteis e outras que por mais que se tente entender não conseguem justificar a sua existência. O Video for Android Wear&YouTube cai nesta segunda categoria, mas consegue provar que podemos colocar vídeo no ecrãs dos relógios inteligentes.
Esta aplicação traz para o ecrã dos smartwatches Android Wear o serviço de vídeos da Google. Passamos a poder ter todos os vídeos que o YouTube tens disponíveis directamente no nosso pulso, no reduzido ecrã que estes dispositivos têm.
O seu criador é conhecido por ter trazido outras aplicações similares e práticas para o Android Wear, como um browser e uma aplicação de email.
Numa primeira avaliação esta pode ser uma aplicação que pode não fazer muito sentido pois a área de apresentação dos vídeos é reduzida e muito pouco prática de usar.
Mas na verdade o criador do Video for Android Wear&YouTube dotou esta aplicação de algumas funcionalidades extra muito interessantes e que podem justificar a sua existência e, principalmente, a sua utilização.
A pesquisa de vídeos no Video for Android Wear&YouTube pode ser feita directamente no próprio Android Wear, com recurso à previsão do texto e dos vídeos, como acontece num qualquer computador. Há ainda acesso aos vídeos relacionados, o que alarga a abrangência da pesquisa.
Também a parte áudio, que não pode ser usada directamente no relógio, está coberta e funcional. Para poderem ouvir o som dos vídeos os utilizadores podem recorrer a qualquer dispositivo áudio (headphones ou coluna) bluetooth, que deve ser emparelhado com o Android Wear.
Mas a parte mais importante do Video for Android Wear&YouTube está sem qualquer dúvida na capacidade de enviar estes vídeos para qualquer Chromecast. Também o Android Wear pode depois ser usado como um simples comando e controlar os vídeos que o Chromecast está a reproduzir.
O criador do Video for Android Wear&YouTube alerta que esta é uma aplicação grande e que demorará bastante tempo a ser passada para o Android Wear. A razão deste tamanho é que toda a inteligência estará no próprio relógio, que apenas necessitará do smartphone para aceder à Internet.
A grande pergunta é qual a verdadeira utilidade desta aplicação. Mas a verdade é que muitos a vão usar de forma diária. Será um consumo adicional de bateria, mas ao menos terão todos os vídeos bem perto de vós, bastando olhar para o pulso.
Se consideraram o Video for Android Wear&YouTube minimamente interessante e útil instalem-no e testem-no. Quem sabe não descubram ai mais uma utilidade para o vosso smartwatch. Os consumos de bateria ficam por vossa conta e risco!