Pplware

Apple Watch e tatuagens, uma mistura que não combina!

O Apple Watch veio marcar uma nova fase no mercado dos smartwatches e dos wearables. Com as suas características únicas conquistou o mercado e deixou marcas profundas na concorrência.

Mas como qualquer equipamento novo está sujeito a problemas e a situações que não foram devidamente testadas. O primeiro problema que foi descoberto está relacionado com a incapacidade de detectar o contacto com a pele em utilizadores com os pulsos tatuados.

Depois de ter começado a chegar às mãos dos primeiros clientes, e de ter sido iniciada a utilização intensiva deste dispositivo pelos clientes finais, começaram a surgir as primeiras situações anormais.

A que mais impacto tem estado a ter, não apenas por ser uma situação anormal, mas porque está a ter uma propagação grande em algumas redes sociais e no Reddit, está associada à impossibilidade dos sensores do Watch lidarem com pulsos tatuados. A hashtag #tattoogate tem sido usada para publicações associadas a este problema.

O problema parece estar a afectar a leitura dos batimentos cardíacos e também a própria detecção do contacto com a pele.

Do que foi descrito pelos utilizadores o problema manifesta-se através da incapacidade de ler os batimentos cardíacos, inibindo esta funções do Watch, e também no constante bloqueio do Watch sempre que o ecrã se desliga, obrigando o utilizador a colocar o pin de desbloqueio.

De acordo com testes realizados não são todas as tatuagens que estão a ter este efeito no Watch, sendo os principais problemas detectados em cores mais escuras como o preto ou o vermelho.

Cores mais claras, como o amarelo, laranja ou o roxo aparentam não ter este efeito, mas ainda assim apresentam alguns problemas aos sensores.

A razão para o problema é simples e surge porque os leds dos sensores emitem luz verde várias vezes por segundo, para fazerem as medições da quantidade de sangue que passa.

Sempre que o sangue está a fluir a quantidade de luz absorvida é maior e nos momentos contrários é menor. Essa diferença permite aos sensores perceberem e calcularem o batimento cardíaco.

As cores escuras das tatuagens absorvem a totalidade dessa luz e não permitem que os sensores consigam fazer as leituras de forma correcta, impossibilitando a sua utilização.

Para já ainda não existe qualquer resposta da Apple a este problema, mas alguns utilizadores consegue contornar o problema da detecção da pele desligando essa função, mas isso leva a que o Apple Watch deixe de poder ser usado no Apple Pay.

É um problema que resulta da juventude do Apple Watch e de algumas situações específicas, mas deverá ser de difícil resolução pela Apple.

Não é a primeira vez que os produtos Apple sofrem de problemas em produtos novos, como o problema da antena do iPhone 4 e o dobrar do iPhone 6 Plus, mas que depressa se resolveram, não sem antes terem sido explorados ao máximo por todos os críticos da Apple.

Exit mobile version