Os smartwatches ainda não conseguiram dar uma prova cabal de que são úteis e que devem ser comprados. É ainda um mercado que se está a descobrir e que procura também o formato ideal para estes dispositivos.
Se os relógios ainda não agradam, é nos dispositivos ligados ao fitness que parece estar a fórmula certa. Mas longe destas guerras, a Apple tem conseguido impor-se e foi responsável por quase metade das vendas de smartwatches no ano passado.
O mercado dos smartwatches tem sofrido oscilações, fruto do desinteresse dos consumidores e das poucas ofertas que estão no mercado. O Apple Watch, desde que chegou, que domina as vendas, mostrando que a Apple acertou em cheio no que criou.
Os dados mais recentes, vindos da Canalys, mostram que, durante o ano de 2016, foi o Apple Watch que controlou o mercado, com um domínio de quase 50% e com 11,9 milhões de unidades vendidas. O grande impulso nas vendas aconteceu no último trimestre do ano, altura em que a Apple terá conseguido receitas na ordem dos 2,6 mil milhões de dólares, o que equivale a 80% das receitas de vendas totais de smartwatches.
Se no quarto trimestre de 2016 a Apple dominou de forma completa, o resto do ano foi também totalmente controlado por si. Atrás da Apple estiveram duas marcas que são bem conhecidas nesta área. A Fitbit conseguiu puxar a si 17% do mercado e a Samsung, com os seus smartwatches, conseguiu 15%. As restantes marcas conseguiram reservar, de forma acumulada, 19% do mercado.
Para além do destaque óbvio da Canalys para a Apple, esta focou-se também nos bons resultados de vendas da Xiaomi e da sua Mi Band 2. Ao todo a marca chinesa terá colocado no mercado 5,5 milhões de unidades.
Para os próximos meses é esperado que a Samsung recupere terreno, com o aumento das vendas dos seus novos smartwatches Gear S3 Classic e Frontier. Espera-se também a chegada de novos smartwatches com Android Wear, agora que a versão 2.0 deste sistema operativo chegou.
O mercado dos smartwatches não tem tido estabilidade e nem tem conseguido ganhar o ritmo de vendas que era esperado. A Apple tem conseguido manter a sua fórmula de sucesso, mas à custa de mudanças na sua política de marketing. Espera-se que 2017 traga novidades a esta área e que, finalmente, os smartwatches consigam ganhar o seu espaço.
Via Canalys