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Apple Watch continua a dominar o mercado dos smartwatches

Os smartwatches e os wearables têm sido vaticinados ao fracasso e poucos são os que acreditam no seu sucesso. Mesmo com estes cenários pessimistas, a verdade é que têm conseguido manter os seus números de vendas e algumas marcas até têm conseguido crescer.

Os mais recentes números deste mercado mostram que a Apple continua a dominar sem qualquer oposição, mas com a concorrência a crescer e com novos players a ter visibilidade.


Os números são da Canalys e referem-se ao terceiro trimestre de 2017. Segundo a informação tornada pública, o top 5 das marcas que mais smartwatches e wearables colocou no mercado é comandado, de longe, pela Apple e pelo seu Apple Watch.

A chegada do Apple Watch 3, com LTE, veio trazer um novo interesse a este mercado. À custa disto, a Apple conseguiu crescer ainda mais. A Canalys estima que neste trimestre a Apple terá colocado no mercado 3,9 milhões de dispositivos.

Os dois lugares seguintes são ocupados por duas marcas habituais neste top. A Xiaomi e a Fitbit conseguiram também crescer e cada uma dela colocou no mercado 3,6 milhões e 3,5 milhões de dispositivos, respetivamente. Com os valores deste trimestre estas marcas cresceram também, face ao ano passado.

Por fim, e aqui com alguma surpresa, temos a Huawei a ocupar a 4ª posição, à frente da Samsung. A marca chinesa tem já a seu cargo 6% do mercado dos smartwatches e continuará a crescer. A Samsung, com apenas 5% de mercado está assim com forte oposição.

Mesmo com todas estas marcas a ganhar terreno e a crescer, a verdade é que o mercado dos smartwatches acabou por diminuir. Neste trimestre foram colocados no mercado apenas 17,3 milhões de dispositivos, o que representa uma quebra de 2% face aos meses anteriores.

A Canalys e o resto dos analistas esperam que esta tendência se inverta e que no próximo trimestre o mercado dos smartwatches e dos wearables volte a crescer e que surjam novas propostas, com baterias maiores e com novas funcionalidades. A presença do LTE já se mostrou positiva e é possível que isso traga novidades ao mercado.

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