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Apple ganha mais de 260 dólares em cada Watch que é vendido

O Apple Watch é já um caso de sucesso e uma surpresa mesmo para os mais cépticos. Tomou de assalto um mercado que está a florescer e cujas ofertas ainda só conseguiam satisfazer um pequeno grupo de utilizadores que quer testar as mais recentes novidades.

Mas, agora que o Watch está no mercado e nas mãos de quem o consegue avaliar, surgem algumas das normais avaliações aos produtos da Apple, numa vertente mais economicista.

Uma avaliação mostrou que os componentes e a mão de obra usada para do Apple Watch não custou mais de 84 dólares, mostrando ficar bem longe dos 350 dólares por que é vendido.

Mesmo estando para já esgotado e com prazos de entrega bastante alargados, o Apple Watch continua a cativar muitos potenciais compradores, que querem ter na sua posse o que a Apple entende ser o wearable mais indicado para todos.

Todas as diferentes versões do Apple Watch estão disponíveis para compra, com preços que começam nos 349 dólares, do modelo Sport, e que podem ir até aos 17 mil dólares. Há naturalmente aqui no meio outros modelos com preços que vão progressivamente crescendo, numa oferta muito variada.

Os normais testes que fazem aos equipamentos da Apple revelam sempre algumas curiosidades muito interessantes, e o Apple Watch não é excepção.

A empresa IHS Technology analisou o Watch em grande detalhe e chegou a uma conclusão muito interessante, para o lado da Apple e, infelizmente, não para o lado dos consumidores.

A versão mais básica do Watch, o Sport de 38mm, custa apenas 83,7 dólares a produzir. É sem qualquer dúvida uma diferença muito grande para o valor por que é comercializado, ou seja, 349 dólares.

Para chegar a este valor a IHS decompôs o Watch nos seus componentes mais básicos e avaliou o custo de cada um deles. Os diferentes preços foram colocados numa tabela e quando somado o seu valor foi atingida a quantia de 81,20 dólares.

Ao valor total dos componentes acresce 2,50 dólares da montagem e da realização dos diferentes testes de qualidade, e assim se obtém o valor final de 83,70 dólares.

Os diferentes componentes usados e os seus respectivos preços, calculados pela IHS podem ser vistos na tabela abaixo.

A diferença deste valor face ao custo em loja é elevada cerca de 76% superior, o que reflecte bem o valor que a Apple consegue encaixar com a venda de cada relógio, e isto no modelo mais barato. Esta é uma diferença muito significativa, ainda para mais num produto que a Apple quer tornar num objecto de desejo e num símbolo de status.

Esperava-se que a diferença existisse mas que não fosse um valor tão elevado, o que mostra que o Apple Watch poderia ser vendido ao preço de qualquer outro smartwatch de topo que está no mercado e cujo preço é significativamente mais baixo do que os que a Apple pratica.

Esta diferença de custos de produção e preços de venda ao consumidor é normal nos produtos da Apple, mas por norma a percentagem de diferença é bastante inferior ao que agora foi aplicada ao Watch.

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