Os smartwatches são neste momento o grande foco no mundo da tecnologia. Depois da Google ter entrado no mercado e dado um empurrão grande neste mercado, foi a vez da Apple trazer a sua oferta e massificar as vendas.
Mas parece que não estiveram sozinhos. A Microsoft teve planos para lançar um smartwatch, que esteve prestes a ser apresentado, mas que acabou por voltar para trás.
O smartwatch da Microsoft, que foi herdado com a compra da Nokia, esteve muito perto de chegar ao mercado. A empresa acabou por optar por não apresentar o Moonraker, nome pelo qual era internamento conhecido, se que se conheçam as verdadeiras causas para este recuo.
A descoberta deste smartwatch foi feita por um utilizador do Twitter que encontrou imagens na conta do Tumblr de um funcionário da Microsoft.
Este smartwatch esteve muito perto de ser apresentado no Mobile World Congress em 2014 e tinha já um visual muito bem definido e aparentava estar quase pronto para ser colocado no mercado.
A avaliação da Microsoft acabou por ditar o fim do Moonraker e a sua retirada dos planos da Microsoft. A opção acabaria por recair na Smart Band.
Behold, the Microsoft Moonraker (via http://t.co/f9wmwd8k8c) pic.twitter.com/k2cRZdS1md
— Evan Blass (@evleaks) 12 junho 2015
O sistema operativo que equipava o Moonraker mostrava-se uma versão especial do Windows, já na sua versão mais moderna, com a presença de tiles, onde o utilizador tinha acesso a toda a informação. Fala-se também na integração com o Facebook e com várias rádios e outros serviços de áudio.
Havia ainda a opção de acesso a toda a informação com o simples rodar do pulso, que faria o ligar do ecrã e a apresentação dos dados. Ao baixar o pulso o relógio desligar-se-ia.
Não se sabe se o Moonraker foi abandonado ou se está apenas a aguardar que a Microsoft considere este mercado apelativo, algo que poderá acontecer muito em breve