Atualização: comunicado da OPPO sobre o caso.
A venda de smartphones tem estado a ser atingida por todos os problemas económicos que o mundo está a enfrentar. Neste mercado, Apple, Samsung, OPPO, Vivo e Xiaomi, são os nomes que surgem nos tops de vendas, mas a OPPO poderá sofrer com uma nova restrição num enorme mercado como é o alemão.
A marca OPPO, bem como a OnePlus do mesmo grupo, estão a ser proibidas de vender na Alemanha por causa de patentes reclamadas pela Nokia.
OPPO e OnePlus proibidas de vender na Alemanha
A OPPO e a OnePlus viram-se obrigadas a abandonar o mercado alemão porque não podem vender os seus smartphones no país. A Nokia moveu uma ação contra estas empresas do mesmo grupo por violação de patentes. Mas, curiosamente, ambas as empresas assinaram um acordo para a sua utilização em 2018.
A partir das lojas oficiais de ambas as marcas é impossível comprar, atualmente, qualquer smartphone. No caso da OnePlus, por exemplo, acessórios e earbuds continuam disponíveis, mas os telefones e relógios foram retirados da loja.
Como advertência, as marcas esclarecem que continua a dar toda a assistência aos clientes relativa aos seus dispositivos, sendo que as restrições apenas se devem à venda de novos produtos. Assim, são mantidas as garantias e atualizações.
Segundo o jornal alemão Wirtschaftswoche, a OPPO foi proibida de comercializar novos smartphones depois da sentença aplicada pelo Tribunal Regional 1 de Munique, depois de uma ação movida pela Nokia, alegando que a empresa não tinha licenças válidas para o uso de determinadas patentes do 5G, uma restrição que também se aplica à OnePlus. O tribunal alemão iniciou a execução de uma sentença anterior que pedia o bloqueio de vendas na Alemanha.
As duas empresas continuam a reiterar que a utilização dos dispositivos não será comprometida por este impedimento de comercialização. Além disso, a OPPO garante que a ação foi movida e está em execução apenas na Alemanha, sendo que nenhum outro país da Europa será afetado.
Atualização: Comunicado da OPPO
OPPO E NOKIA NO MERCADO ALEMÃO
Como proprietária de muitas patentes 5G, a OPPO valoriza muito o papel da propriedade intelectual na inovação. Temos um histórico de estabelecer acordos de licenciamento com muitas empresas líderes e estamos comprometidos em promover um ecossistema de propriedade intelectual saudável. No dia seguinte ao término do contrato 4G entre a OPPO e a Nokia, a Nokia partiu imediatamente para tribunal com o intuito de pedir um valor de renovação excessivamente alto.
O nosso compromisso de longo prazo com o mercado alemão permanece intacto e estamos a trabalhar proativamente com as entidades relevantes no sentido de resolver todas as questões em discussão. Apesar das vendas e do marketing de produtos relevantes ficarem para já suspensos nos nossos canais, a OPPO continuará as operações na Alemanha. Entretanto, os consumidores poderão continuar a utilizar os produtos OPPO, aceder a serviços pós-venda, receber futuras atualizações do sistema operativo e muito mais.