A Microsoft apresentou no dia 23 deste mês a actualização da sua gama de tablets, os Surface. Estes computadores, na verdade a definição de computador, no segmento Windows, já se mistura com o que podemos apelidar de tablets, mas ainda bem que é assim, pois é sinal que os tablets estão poderosos e polivalentes, encaixando nas suas capacidades quaisquer rotinas, sejam profissionais sejam domésticas ou lúdicas.
É o caso do que vos trazemos hoje: um poderoso tablets que, devidamente enquadrado promove a qualidade no trabalho que lhe colocar para desempenhar. Hoje vamos mostrar as primeiras impressões deste equipamento nas nossas mãos.
A Microsoft Portugal deixou no nossos laboratórios um Surface 2 Pro 64GB. Esta máquina, lindíssima, destaca-se logo pelos materiais que compõe. Mas há muito mais para lá dos finos materiais. Basicamente é uma continuidade do que já conhecíamos no segmento Surface.
O Surface 2 Pro é o sucessor do Surface Pro, e tal como este, estamos perante um verdadeiro laptop, capaz de executar virtualmente todo o software Windows, incluindo o conjunto completo das aplicações do Office, bem como as aplicações da Loja Windows.
O Surface 2 oferece, ainda, a portabilidade, simplicidade e flexibilidade de um tablet, sempre que o utilizador necessita. Para isso a Microsoft equipou este Surface 2 Pro com um processador Intel Core i5 de quarta geração, que combinado com outras melhorias oferece um maior desempenho e uma maior autonomia da bateria, até 60 por cento mais do que o Surface Pro.
O Surface Pro estará disponível nas versões de 64 e 128 GB, com 4 GB de memória RAM e com 8 GB de memória RAM nas configurações de 256 e 512 GB, respectivamente, com preços a partir dos 899€.
Feitas as apresentações, é hora de conhecermos um pouco do que compõe o presente que temos em mãos.
Características:
Dimensões:
- 274 x 173 x 13,5 mm
Armazenamento*:
- 64 GB, 128 GB,
- 256 GB, 512 GB
Proporção:
- 16:9 (ecrã panorâmico)
Resolução:
- 1920 x 1080
Memória do sistema:
- 4 GB, 8 GB
Processador:
- Dual core, 1600 MHz, Intel Core i5 4200U
Processador gráfico:
- Intel HD Graphics 4400
Expansibilidade:
- microSD, microSDHC, microSDXC
Câmara frontal:
- Sim, de 1 megapixel
Câmara de vídeo:
- Traseira com resolução 1280×720 (720p HD) (30 fps)
Conectividade:
- Bluetooth: 4.0
- Wi-Fi: Yes
- USB 3.0
- Outros: TV-Out, OTA sync
Notificações
- Modo avião, silencioso, auscultadores
Sensores:
- Acelerómetro, Giroscópio, Bússola
Outros:
- Microfone
Na caixa podemos encontrar o seguinte equipamento:
- Surface 2 Pro 64GB
- Carregador com ancoragem magnética
- Caneta
- Manuais de iniciação rápida
A embalagem é muito bem conseguida e está tudo devidamente arrumado. Não traz muitos acessórios, somente os essenciais. Ao retirarmos o Surface sentimos logo a sua robustez mas também o seu peso. Sentimos bem os 911 gramas que a sua estrutura de magnésio esconde.
Ao ligar o Surface damos conta de um arranque rápido para as configurações iniciais, onde temos de colocar a nossa conta Microsoft ID para haver uma interligação completa com o ecossistema da Microsoft, até porque a riqueza está mesmo no sistema e nas muitas aplicações que já estão no sistema.
Claro que sobressai com facilidade a qualidade do ecrã. Estamos perante um ecrã de 10.6 polegadas que oferece uma resolução de 1920 x 1080 píxeis com uma densidade de 208 ppp. A tecnologia inclusa é IPS LCD. Este é sem dúvida um excelente ecrã multi-toque que, segundo dados do fabricante, tem um vidro resistente a risco (a ver vamos com a utilização da caneta). O sensor de luz é quem gere o equilíbrio da luminosidade.
O tempo de utilização varia conforme a nossa utilização. As 7 horas que podemos esperar, não fogem muito, não cheguei lá mas é normal que haja no início uma utilização mais excessiva. Contudo, este Surface 2 Pro traz um incremento de 40%, face ao anterior e isso nota-se muito bem.
Depois testamos o tablet com a Capa Táctil 2 retro-iluminada. TOP, está um acessório fabuloso e com uma qualidade de construção superior. As anteriores abriam nos cantos, esperemos que estas não aconteça o mesmo. Acredito que não. Teclado suave, iluminado, muito fino mas super preciso.
O próprio Surface ganha outra elegância quando acoplado a este acessório, que também protege o ecrã. O preço destes teclado e… é puxado mas a qualidade está lá. Custa 135 euros, o que no conjunto… temos em mãos mil euros de computador. Será que não há melhor no mercado? Mas será que ao nível da portabilidade, software e serviços o mercado tem concorrente para o Surface 2 Pro?
Em resumo…
Pois é isso que vamos saber, de agora em diante. Vamos usar e abusar deste dispositivo. Havemos de chegar a um veredicto, face aos muitos equipamentos que estamos a testar que fazem concorrência a este instrumento de trabalho da Microsoft. Não vai ser fácil, é exigente ombrear com o que a Microsoft está a colocar no mercado. Um tablet deste calibre com Windows 8.1 64bits… não vai ser fácil!