Pplware

Um sopro de vida para o Samsung Galaxy Tab 7″

Lançado há cerca de 6 meses, o Samsung Galaxy Tab de 7″ que se pensava ser um enorme sucesso, rapidamente se tornou num flop e as suas vendas não ocorreram da forma que se esperava.

Ainda assim houve muitos que o compraram e suponho que a maioria esteja satisfeita… contudo falta ali algo mais, já que a versão do Android lá contida é apenas a 2.2 (froyo) com meia dúzia de ajustes nalgumas aplicações feitas pela Samsung, para melhor se adaptar àquele formato.

Claramente que o que lá falta é o Android 3.0 Honeycomb e o mais recente avanço de um port não-oficial conseguiu o que é mostrado na imagem abaixo!

Na MCW 2011 a Samsung foi confrontada com uma questão muito pertinente cuja resposta foi vergonhosa:

P: Haverá a versão Honeycomb para o Galaxy Tab 7″?

R: Não. O Galaxy Tab de 7″ não cumpre os requisitos necessários para correr o Honeycomb. O problema está relacionado com a resolução e não com o tamanho, como se tem dito.

Está “na cara” que esta foi uma desculpa esfarrapada para justificar a falta de suporte para este aparelho, até porque o seu SDK já foi portado para smartphones de menor resolução.

Primeiro boot completo com o Honeycomb, ainda com problemas de drivers de vídeo.

Dado isto, um membro da comunidade XDA-developers, o spacemoose1, pôs mãos à obra e pegou no SDK da plataforma 3.0 (dado que a Google ainda não disponibilizou o seu source-code, AOSP; explicação aqui ou aqui). Em cerca de 2 semanas conseguiu já fazer um boot completo e implementar drivers de vídeo. O próximo passo é a correcção de problemas de memória, touchsreen e Wifi.

O spacemoose1 é um programador bastante experiente e não há dúvidas que levará o projecto até ao fim. Segundo ele, os drivers genéricos não funcionam no Galaxy Tab pois a Samsung tem o (mau) hábito de fazer drivers proprietários e únicos. Dado isso, ele próprio tem de os implementar.

Sou um recente feliz contemplado do passatempo “Moche ao Quarto Escuro” e, por isso, tenho  um Galaxy Tab 7″ novinho e pronto a receber o Honeycomb! Sigo a respectiva thread praticamente desde o seu início e espero ansiosamente por uma versão funcional. Assim que for disponibilizada uma versão estável, o Pplware disponibilizará um guia para ressuscitar este tablet!!

Note-se que, embora o Honeycomb esteja a ser distribuído em tablets com processadores dual-core de 1GHz, o processador Cortex-A8 da ARM existente no Galaxy Tab é capaz de funcionar perfeitamente em frequências na ordem dos 1.2~1.4GHz, o que será óptimo caso se notem problemas de desempenho neste port.

Aos interessados, acima do avatar do spacemoose1 existe um ícone “Donate to me”. Se acha que ele merece, não hesite em fazê-lo.

Actualização (26/03/2011 13h12)

spacemoose1 conseguiu grandes avanços em muito pouco tempo. O vídeo abaixo fala por si:

Restarão apenas alguns dias para que o port do SDK fique completo e a velocidade gráfica seja optimizada.


XDA-developers: Porting honeycomb to the Galaxy Tab

Exit mobile version