Pedir em voz alta na rua para ligar a um contacto, solicitar no local de trabalho à assistente para verificar se deixou tudo desligado em casa ou, no silêncio da noite, dar comandos para gravar uma reunião na agenda… pode ser agora feito em silêncio. A Microsoft encontrou a solução e já registou a patente de comandos de voz silenciosos.
Não temos dúvidas de que o futuro nos trará um assistente de voz que nos vai ajudar em praticamente todas as tarefas. O chato dos assistentes virtuais é termos de lhes dar comandos de voz e em público fica assim uma situação “estranha”.
Assistentes de voz e tecnologia de comando de voz estão a tornar-se cada vez mais populares. A Amazon já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos Alexa e esta tecnologia está aqui para ficar nas nossas casas.
No entanto, em público, onde estranhos podem ouvir os negócios pessoais ou informações confidenciais, as pessoas mostram-se mais acanhadas em usar esses comandos. Esse é um problema que a Microsoft pretende resolver com uma patente na tecnologia de entrada de voz “silenciosa”.
Patente Microsoft para o Som do “Silêncio”
A tecnologia “silenciosa” da Microsoft faz uso do modo como o sussurro funciona. Quando sussurramos, exalamos a respiração dos nossos pulmões com as suas palavras.
Em vez disso, o dispositivo proposto pela Microsoft sugere-nos a inalar enquanto sussurramos (experimente, é ainda mais difícil do que parece.)
É um processo conhecido como fluxo de entrada de ar e a Microsoft propõe explorá-lo para permitir que dispositivos processem comandos de voz em público.
Contudo, existe uma desvantagem. Para que um dispositivo processe o nosso sussurro inalado, o nosso rosto precisa estar bem perto do dispositivo, muito próximo. Perto tanto quanto dois milímetros, na verdade.
Não temos dúvidas de que nos vamos sentir muito mais confortáveis a emitir comandos de voz “silenciosos” em público. Contudo, será que a privacidade vale o custo de praticamente beijar o nosso smartphone?
Assim, e para que se perceba bem o conceito, o investigador da Microsoft, Masaaki Fukumoto, demonstra a tecnologia em ação:
Comandos silenciosos – Sussurros do Futuro
Assim, não importa se estamos ou não dispostos a dar um beijo no nosso dispositivo inteligente. Mas, independentemente disso, a tecnologia descrita na patente da Microsoft ainda é apenas uma patente, por enquanto.
Contudo, embora não haja nada a dizer, um destes dias poderemos estar a sussurrar comandos para os nossos telefones, relógios, anéis, TVs e outros dispositivos. Mesmo que o futuro não envolva sussurros boca-a-dispositivo, é uma exploração interessante de um novo conceito que poderia desencadear novas ideias de pesquisa.