O desbloqueio dos smartphones está a evoluir cada vez mais. Há muito tempo que o simples código pin ou palavra-chave foram ultrapassados pelo desbloqueio facial, por voz, padrão e mais recentemente pelas impressões digitais em alguns smartphones específicos. A LG também introduziu recentemente nos seus smartphones o Knock Code, considerada como umas das mais seguras formas de desbloqueio.
Agora, eis que a Google, em conjunto com a Vivalnk, lança uma tecnologia wearable de desbloqueio para o Moto X da Motorola baseada numa espécie de tatuagem temporária.
Em Março deste ano demos conta de que a Google, no departamento herança da Motorola, o ATAP, estava a desenvolver um projecto baseado em tatuagens digitais. E na altura, sobre o assunto escrevemos:
“Este assunto pode ser um tanto futurista, para lá do viável, mas faz sentido. A pessoa pode transportar consigo o acesso ao tal “código” pessoal e intransmissível. Provavelmente é um assunto que em breve será abordado de forma muito séria como sendo a alternativa a tudo o que conhecemos, para termos sempre a chave de segurança. É um facto que estaremos a pouco mais que 5 anos desta realidade.”
Na altura havia uma previsão de 5 anos para podermos ver esta tecnologia implementada. Mas nem 5 meses depois surge a primeira tatuagem de desbloqueio para smartphone. Ainda que restrita ao Moto X e ao mercado norte americano, esta pode passar a ser uma tendência de futuro.
Desenvolvida pelo ATAP da Google e pela empresa Vivalnk, a tatuagem electrónica já se encontra disponível para venda.
As tatuagens são vendidas em embalagens de 10 unidades de adesivos, por 9,99 dólares, que podem ser aplicados sobre a pele e utilizados para desbloquear o Moto X como se se estivesse a utilizar o NFC. Esta tecnologia, com cerca 2,5 centímetros, mantém-se na pele por cerca de 5 dias, tendo que ser substituído ao fim desse tempo.
Se fizer contas, esta não é certamente uma solução de longo prazo. Por um dólar para 5 dias, ao fim de um ano gastar-se-iam 73 dólares por ano só para desbloquear um smartphone. Contudo, este é ainda só o primeiro passo para uma nova forma revolucionária de desbloqueio de um smartphone.
Considera esta tecnologia viável para o futuro do desbloqueio dos smartphones?