A Sony Mobile confirmou os planos de retirar o segmento ‘Premium Standard’ do seu portefólio de smartphones no futuro. Os Sony Xperia X e X Compact, lançados o ano passado, foram projetados para oferecer um rácio preço/qualidade elevado, mas já não terão sucessores.
Num mercado tão competitivo quanto o dos smartphones, é importante que as marcas se foquem nos modelos que realmente interessam e que despertam a atenção do público.
Quando a Sony deu a conhecer os detalhas dos seus modelos Xperia X e Xperia X Compact, estes não tiveram grande aceitação e tal traduziu-se nas vendas.
Os fracos resultados
No Japão, estes modelos até atingiram 85% dos objetivos da marca em termos de volume pretendido para o ano, no entanto, fora do Japão este número caiu para uns insignificantes 31%. A verdade é que esta má aceitação fez com que a empresa tivesse atingido apenas 43% dos seus objetivos traçados para estes modelos de uma forma global.
A solução
Foi no Dia do Investidor da Sony (no passado dia 23 de maio) que a empresa comunicou a decisão de pôr um fim à sua gama média/alta, concentrando esforços no desenvolvimento de modelos de alta gama, os sucessores do Xperia XZ Premium e XZs, e modelos de gama média, os sucessores dos Xperia XA1 e XA1 Ultra.
Com esta medida a Sony espera recuperar a sua quota de mercado em 2017 diferenciar seus produtos com “tecnologias que só a Sony pode oferecer”. Além disso, fará ainda um esforço para se concentrar apenas nos mercados onde poderá alavancar a força da marca, nomeadamente, Japão, Ásia Oriental, Oriente Médio e Europa.
Via: Xperia Blog